quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Banda larga lenta atrapalha EAD

HELIO NOTA 10


Um dos maiores problemas do ensino a distância (EAD) é a banda larga. É o que acha o professor João Carlos Teatini, diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (DED/Capes). Teatini e a professora Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação a Distância e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil, palestraram em Brasília para a Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, quando discutiram “As Ações da Educação à Distância no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

O professor Teatini apontou os objetivos da Universidade Aberta. “Ampliar o acesso à educação superior pública, em especial nas regiões remotas do Brasil; induzir e fomentar a educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, promover a pesquisa e produção de inovações e a formação inicial e continuada de professores da educação básica”, destacou.
Atualmente a Universidade Aberta conta com 778 polos de apoio presencial ativos com bibliotecas, salas de tutoria, laboratórios de informática, internet, tutoria à distância e laboratórios didáticos. São mais de 42 mil alunos. A meta para 2014 é de mil polos e 600 mil alunos.

No entanto, o professor Teatini alerta que o principal gargalo do EAD é qualidade ruim da internet banda larga nos municípios, o que dificulta o trabalho nos polos presenciais. O professor afirma também que é necessário divulgar melhor a modalidade de ensino.

“Temos que divulgar mais a Universidade Aberta do Brasil e superar o preconceito que ainda existe no ensino a distância. É preciso que levemos esse debate para os municípios e estados”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário