quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As pequenas coisas da vida


Outro dia estava pensando como a vida não teria graça alguma sem pequenas coisas que costumam recheá-la de alegria. Reparei também que tais coisas ou situações costumam ser simples e, às vezes, até mesmo corriqueiras, mas nos afetam de forma imediata e tão espontaneamente que nos deixamos envolver por elas. É o caso de um aniversário em família, por exemplo.

Mobiliza várias pessoas, sugerindo a compra de presentes e preparativos para uma data que tem tudo para ser especial. Motivo de se estar juntos, contar piadas, rever parentes, encontrar pessoas queridas, fazer novas amizades... Tudo regado com alguns aperitivos, pratos gostosos e bolo de festa. Fiquei pensando também quantos aniversários existem ao longo do ano e, consequentemente, quantos motivos para se comemorar. É um namoro que se inicia; uma festa de casamento; um batizado; um feriado esperado há tanto tempo; a inauguração de um local público; a estreia de um filme; uma peça de teatro; a apresentação de uma orquestra; uma exposição de pinturas e tantas outras coisas que vão dando colorido ao nosso dia a dia.
Temos que saber aproveitar esses momentos. Vivenciá-los, “curti-los”, apreciá-los enquanto estão ocorrendo, batendo à nossa porta, sorrindo para nós. Momentos não voltam mais. Eles vão e vêm num suceder incessante, mas cada qual guarda sua beleza. Não há como aprisionar momentos bonitos. Por mais que os queiramos eternizar, escorrem por entre nossos dedos e dão lugar a outros momentos. Nada como usufruir deles enquanto ocorrem, enquanto se apresentam para nós. E, como fazer isso? Estando sempre presente no momento. Naquela hora, naquele instante, naquele acontecimento. Estando ali inteiramente, completamente. Deixando-se invadir pelas impressões daquele dia especial, daquele evento, daquela comemoração. Como se o tempo tivesse parado ali, naquele instante, junto daquelas pessoas, próximo daquele sorriso e daqueles olhos brilhantes e vivos. Tudo tão especial, comovente e, ao mesmo tempo, tão terrivelmente simples.

O vestido florido, a luz, o doce perfume, a música ambiente, o toque aveludado, a textura, a cor, as sensações e os sentimentos, tudo abrigado num pequeno momento, perpetuado pelas lembranças de quem esteve inteiramente absorto no cotidiano da vida. Expressivamente ligado aos acontecimentos presentes. Tranquilidade, paz, serenidade... Tudo com sabor especial, saboreado sem pressa, envolvido de forma acolhedora e gentil.

Aquele sobrinho doido com seu visual radical, as comadres que não se viam há anos pondo a conversa em dia, o cunhado contando as proezas da última pescaria, a filha mostrando seu novo corte de cabelo e a criançada fazendo a maior bagunça, como já era de se esperar. Tudo tão certo, tão previsível, tão maravilhosamente esperado, amado e encantador. Cenas da minha casa, da sua casa, da casa dele. Cenas de uma vida feliz, plena e completa. Possível e real. Existente em cada esquina, em cada lar, em todo lugar. Basta saber enxergar e acolher a vida.

Pare de se preocupar inutilmente. Desfaça essa carranca e deixe-se levar pela onda de afeição que o invade agora. Compartilhe você com os outros.

Deixe que as pessoas o conheçam e se enamorem de você. A vida é muito mais bonita porque conta com a sua presença, o seu sorriso, a sua escuta, a sua participação. Deixe-se envolver pela vida e distribua vida você também. A cada vez que amamos estamos sendo plenos de vida, porque a vida é a expressão do amor. Entre de cabeça nessa sensação maravilhosa que é acolher a tudo e a todos indistintamente. Seja no churrasco ou na porta do shopping, no supermercado ou no trabalho, em casa ou na quadra de futebol, no ponto de ônibus ou na lanchonete. Todo e qualquer lugar tem espaço para se amar e ser amado. Momentos vão momentos vêm. Acolha este momento precioso e aceite que ele mude sua forma de encarar a vida. Tenho certeza de que você se sentirá muito mais feliz!

Maria Regina Canhos Vicentin
contato@mariaregina.com.br

Psicóloga, bacharel em direito, pós-graduada em educação, especialista em psicologia clínica e jurídica, e escritora de livros, além de ser colaboradora de diversos jornais e revistas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário