segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Historiador de MT desvenda mistérios e teses sobre a Guerra do Paraguai


Da Redação - Priscilla Vilela

Uma das principais teses a respeito do conflito alega que o imperialismo inglês foi o responsável pela guerra. Teríamos sido bonecos manipulados pela grande potência britânica. Repetida cansativamente a ideia dos maquiavélicos ingleses e dos inocentes latino-americanos parecia uma verdade indiscutível. Mas não é.

Teté Bezerra defende transformar setor de turismo em carro chefe da economia de Mato Grosso

O livro A Guerra é Nossa mostra, por outro ângulo, quais, afinal, foram os motivos que desencadearam os combates. Para isso, se buscou dados e informações documentais que revelam, de modo incontestável, que os desentendimentos internos dos quatro países envolvidos, explicam as motivações locais do conflito. Confira.

Pesquisas foram feitas na enorme quantidade de despachos diplomáticos dos representantes ingleses em Buenos Aires e Montevidéu para Londres e de lá para eles.

Dois capítulos tratam dessas importantes informações. Se tem também pesquisas no Arquivo Histórico do Itamaraty, nos Anais do Senado e da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ainda em jornais e documentos publicados do Uruguia e do Paraguai.

O livro aventa uma hipótese, em capítulo específico, sobre os motivos que teriam levado a região a acreditar que os ingleses provocaram a Guerra do Paraguai.

O livro já está nas livrarias em Cuiabá ou pode ser adquirido diretamente na Editora Contexto através do seu sistema de compra online (www.editoracontexto.com.br). Alfredo da Mota Menezes é mato-grossense de Poxóreo, historiador e doutor em História da América Latina.


As informações são da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário