terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Madre Teresa de Calcutá - Centenário do seu nascimento


Dom José Mário Stroeher*


Dia 26 de agosto de 1910 nasceu, na Albânia Agnes Gonxha Bojaxhhiu, a Madre Teresa. Hoje é o centenário do seu nascimento. Ela foi uma mulher à frente do seu tempo. Fez da própria vida uma oferta aos outros, e um instrumento de realização da vontade de Deus.

Aos 12 anos de idade, ouviu de um padre jesuíta o seguinte ensinamento: ‘Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho’. Entrou na Congregação das Irmãs de Loreto, indo lecionar geografia em Bengala. Estudando depois enfermagem e, diante da miséria da cidade de Calcutá na Índia, se tornou o remédio que ajudou a tratar as
mazelas daquela cidade, onde a miséria e a desigualdade eram gritantes.

A pedido do Papa Pio 12, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade em 1949, cujo carisma incluía a educação básica de crianças e adultos, o aprendizado de hábitos de higiene básica entre eles e a coleta de donativos.

Nas cartas publicadas após a sua morte, revela a sua luta interior: o fato de não sentir palpavelmente o amor de Deus. Ao contrário de outros que abandonaram a caminhada diante das dificuldades, Madre Teresa perseverou. As pessoas que conviveram com ela sempre a viram com o rosário nas mãos, levando uma vida espiritual serena e tranquila. A última frase dita por ela teria sido ‘Jesus, eu te amo’.

Em 1979, recebeu o prêmio Nobel da Paz. Ela morreu em cinco de setembro de 1997, sendo proclamada bem-aventurada pelo Papa João Paulo 2º em 2003.

Grandes comemorações ocorrem especialmente na Índia, cujo governo decidiu cunhar uma moeda em homenagem ao centenário de Madre Teresa, iniciativa que contou com o apoio da superiora geral das Missionárias da Caridade, Irmã Mary Prema.

A Diocese do Rio Grande se associa a estas homenagens no mesmo ano em que celebra também o centenário de nascimento de seu primeiro bispo Dom Frederico Didonet.

Dia 12 de setembro deste ano, data da ordenação episcopal de Dom Frederico, faremos a abertura do início dos festejos deste centenário, tendo também em vista que em 2011 a Diocese completa 40 anos. Será para nós um Ano de Graça.

*2º bispo da Diocese do Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário