sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Documentário Padre Firmo - Uma história de Fé retrata a biografia do sacerdote de Mato Grosso

Da Redação - Marianna Marimon

 “Padre Firmo – Uma História de Fé” retrata a biografia do homem simples no documentário que será pré-lançado nesta quinta-feira (30), às 19h30, no Estúdio Macedo Filho. Padre Firmo é reconhecido como um visionário de fé, onde famílias vinham do interior de Mato Grosso em busca da cura de doenças. O documentário traz cenas da famosa missa das quartas-feiras no ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo, com depoimentos de milagres, bem como imagens da demolição da primeira igreja da Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá.

Firmo Duarte Pinto Filho deixou também a seus alunos gratidão pela sua disciplina, aos 77 anos, na manhã do dia 09 de março, de 2005, após uma insuficiência cardiorrespiratória, onde tudo é contado em 47 minutos no vídeo documentário, realizado pela produtora cultural Meire Pinheiro, por meio do Programa de Apoio à Cultura (Proac 2013), da Secretaria de estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).

Dedicado em sua caminhada pela fé ele quem iniciou o evento “Vinde Vede”, onde acabou por falecer horas depois quando pregava alegre para aquela multidão fervorosa debaixo de 40 graus, no último dia do retiro. Considerado como o maior encontro de orações da igreja Católica no Estado, o “Vinde Vede”, tradicionalmente realizado no período de Carnaval, reuniu no estádio Governador José Fragelli, o Verdão, mais de 30 mil pessoas naquele ano.

Um momento interessante do vídeo conta a saga da demolição da antiga Catedral, com imagens, além de vários depoimentos sobre a luta do padre para angariar fundos para a construção da nova, que foi erguida no início dos anos 70. Isso inclusive lhe rendeu uma homenagem na pintura do mosaico da igreja Catedral, onde tem o Cristo com muitos anjos em volta e aos pés de Jesus o desenho da Basílica, onde fez na porta da igreja um homem retratando o Padre firmo.

O documentário conta também a emocionante história de Falcãozinho, um menino de cinco anos com um tipo de câncer sem cura, que pediu a sua mãe para fazer a 1ª Comunhão. Por 12 dias padre Firmo consagrou o menino Francisco Augusto Falcão, que para ele o garoto era um sinal de Deus na vida de todos os que o rodeava. Tanto que fez um livro entitulado “Falcãozinho” e abriu uma creche com o mesmo nome para ajudar aos menos favorecidos.

Trajetória

Filho caçula de Maria Dimpina, herdou da mãe o gosto pela literatura e cultura mato-grossense. Do município de Cáceres, enquanto morou em Cuiabá, sua infância e adolescência foi na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizado o Centro Geodésico da America do Sul.

Ordenou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, pe. Firmo foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período implementou um projeto primado por uma nova e dinâmica pedagogia especialmente voltada para as comunidades indígenas missionadas em Sangradouro, Merure e São Marcos.

Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá” e atuou também como diretor da Missão Salesiana em Mato Grosso.

É membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), onde tomou posse em 08 de dezembro de 1997. Escreveu também o livro “Mulher - a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.

O pré-lançamento será no Estúdio Macedo Filho, localizado na rua Campos Sales, nº 36, bairro Santa Helena, em Cuiabá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário