sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MT - Mais de 200 professores da rede estadual realizam protestos no centro político administrativo

Da Redação - Priscilla Silva



Cerca de 200 trabalhadores da educação compareceram ao ato “Ocupa Seduc”, nesta sexta-feira (31). A paralisação aconteceu durante todo o dia de hoje com concentração em frente a Secretaria de Educação do Estado. Em seguida, o grupo percorreu o centro político administrativo com paradas em frente ao palácio do Governo e Tribunal de Justiça do Estado.

A professora Maria do Carmo Silva, de 40 anos, 11 anos deles dedicados à profissão atualmente tem jornada dupla, atuando em duas escolas, uma da rede estadual e outra municipal no município de Cáceres. Ela compareceu à manifestação desta tarde e questionou o tratamento desigual dado aos professores contratados.

“Fala-se tanto em acessibilidade e direitos iguais, mas não estão tratando os interinos da mesma forma que os contratados. Posso não ser contratada, mas estudei durante 14 anos por essa profissão”, reclamou Maria do Carmo.

A desigualdade mencionada pela professora está relacionada ao fato de os professores concursados estarem recebendo enquanto os interinos estão sem perspectiva de salário no mês de janeiro.

Entretanto, a Seduc rebate a leitura do sindicato e explica que “a categoria dos profissionais da educação é uma só, mas conforme os vínculos empregatícios seguem leis diferentes. Os professores contratados seguem as normas estabelecidas nos contratos. E os professores concursados, efetivo, seguem o estatuto do servidor público. As regras são do Estado, não é uma questão de governo. Elas sempre foram assim, em todas as greves pelas quais o Estado passou”.

Esta é a segunda paralisação realizada neste ano depois do fim da maior greve da Educação já vista no estado, 67 dias de paralisação. A principal reivindicação da classe é quanto ao pagamento dos salários dos professores contratados referente ao mês de janeiro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes, o trabalho sem remuneração tem alusão ao trabalho escravo, mas o governo do Estado se nega a pagar o mês de janeiro.

Já a Seduc, afirma que o governo cumpre a lei 7783/89, Lei de Greve. Tanto interinos como efetivos tiveram os salários pagos durante o período de greve, conforme acordado com a categoria.

“A lei determina a suspensão dos salários durante o período de greve. Porém, o governo não suspendeu o pagamento de salários, agora cabe aos profissionais da educação cumprir a parte que lhes cabe que é a reposição das aulas suspensas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário