sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ministério cria Grupo de Trabalho para monitorar espécies da fauna ameaçadas de extinção


De Brasília - Vinícius Tavares

Natural do cerrado, Lobo Guará é uma das espécies mais ameaçadas pelo avanço da fronteira agrícola
A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira criou um Grupo de Trabalho sobre Gestão da Fauna Brasileira que deverá apresentar suas recomendações no sentido de promover monitoramento da fauna do país. A medida, instituída por meio da Portaria nº 37, de 27/01, que objetiva cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o número de espécies na lista dos animais ameaçados de extinção dobrou em 2012, passando de 727 para cerca de 1500.

Leia mais:
Número de espécies com ameaça de extinção vai dobrar até fim do ano, aponta ICMBio
Cerca de 20% das raças nativas de gado correm risco de extinção, alerta FAO

O Grupo de Trabalho é integrado por 15 especialistas, sendo cinco integrantes dos quadros do MMA e de suas entidades vinculadas, e dez outros oriundos dos setores científico, empresarial, terceiro setor e de outras instituições do poder público.

Presidido pela ministra Izabella Teixeira, a finalidade do GT será a de assessorar o MMA na gestão da fauna, incluindo a análise das normas e regulamentações existentes e a formulação de propostas.

A secretaria-executiva do GT será de responsabilidade do secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti.

Para o presidente do Chico Mendes, Roberto Vizentin, um fator determinante para o aumento de espécies ameaçadas é o avanço da fronteira agrícola e a destruição de áreas reservadas à reprodução da fauna.

"A expansão da atividade produtiva é um dos principais motivos. Estamos percebendo que os efeitos da falta de planejamento por parte dos estados para conceder incentivos à produção agropecuária estão sendo danosos a muitas espécies", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário