Adriana Fóz - adriana@adrianafoz.com.br
Educadora (USP), pós-graduada em Psicologia da Educação (USP), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sede Sapientiae) e Neuropsicologia (CDN-Unifesp). Pesquisadora CNPq em Neurociências na Educação. Consultora e autora de livros.
Educadora (USP), pós-graduada em Psicologia da Educação (USP), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sede Sapientiae) e Neuropsicologia (CDN-Unifesp). Pesquisadora CNPq em Neurociências na Educação. Consultora e autora de livros.
Mais um ano letivo chegou ao fim. Muitos alunos foram aprovados e outros
enfrentam a repetência.
Para a maioria é um período de satisfação, de comemoração de mais um ano conquistado, mas para os que não obtiveram notas e comportamento suficientes é um período de decepção, tristeza, desafio...e oportunidade.
A princípio a reprovação não deve ser um castigo desde que seja contextualizada, trabalhada e transformada em aprendizado.
Para tanto algumas condutas devem ser estabelecidas:
1 - Conduta de reflexão
- Entrar em contato com o desempenho ao longo do ano;
- Onde e o que fiz ou não fiz para não alcançar a aprovação;
- A atual escola é a mais adequada ao meu perfil? Verificar junto aos pais e também especialistas;
- Solicitar ao adolescente que ele escreva seu balanço com responsabilidade;
- O que quero para minha vida no próximo ano, daqui a cinco anos e daqui a 10 anos? Escreva e guarde.
2 - Conduta de escolhas
- Como quero e posso cursar o próximo ano?
- Não podemos ter tudo, por exemplo, muitas baladas e estudos para provas. Como posso a partir de hoje exercitar minha mudança de atitude;
- Ajudar a mãe em tarefas domésticas, ajudar o pai em seu trabalho, ou ter mais responsabilidade em alimentar e cuidar do seu animal de estimação, por exemplo;
- Estudar só na véspera é sinônimo de risco alto de não dar certo;
- Estudar um pouco todos os dias é o caminho mais seguro e educativo;
- Escolher mudar algumas condutas e substituir por condutas positivas, desde de já. Escreva. Crie símbolos. Espalhe por onde passa (quarto, cozinha, sala de tv/vídeo game);
- Escolher durante as férias atividades saudáveis e culturais para se envolver;
- Planejar e escolher desenvolver um trabalho voluntário.
3 - Conduta de atitudes
- Escolher e fazer um esporte: desenvolve o foco, saúde e disciplina;
- Adotar seriamente uma agenda;
- Organizar previamente o material. Mudar e reorganizar o quarto ou ambiente de estudo se for necessário e produtivo;
- Uma semana antes de começarem as aulas, resgatar conteúdos do ano anterior e fazer novamente lista de novas condutas. Confirmar ou adequar aquelas escritas anteriormente;
- Desde o primeiro dia de aula, estabelecer bom contato com os professores, principalmente os das matérias mais vulneráveis.
- Toda lição de casa deverá ser realizada. É proibido dizer a si mesmo: isso não precisa; eu já fiz e sei que darei conta, etc..
- Regular o sono, a alimentação desde uma semana antes das aulas iniciarem
- Pedir auxílio e orientação aos pais para a realização das tarefas de organização
- Fazer balanços das atitudes e desempenho a cada 15 dias
- Procurar manter contato com a orientadora para certificar-se de sua conduta e exercitar sua postura de aluno.
A adolescência é um período muito rico de exercício de escolhas, averiguações entre causa e efeito, entre tempo e ação. Criação de métodos próprios de organização, atenção e foco. Confirmação de auto-estima, desenvolvimento da consciência e autoconhecimento.
Áreas cerebrais responsáveis por estas ações estão em pleno processo de lapidação e aperfeiçoamento. Neste sentido refazer um ano (para fazê-lo diferente), uma vez que foi o resultado alcançado, pode ser um período de crescimento, amadurecimento e fortalecimento do bom, correto e saudável. Desde que haja o desenvolvimento e fortalecimento de circuitarias cerebrais competentes e promissoras que certamente serão alcançadas por meio das mudanças de atitudes, da maior responsabilidade e exercício de competências e habilidades.
Para a maioria é um período de satisfação, de comemoração de mais um ano conquistado, mas para os que não obtiveram notas e comportamento suficientes é um período de decepção, tristeza, desafio...e oportunidade.
A princípio a reprovação não deve ser um castigo desde que seja contextualizada, trabalhada e transformada em aprendizado.
Para tanto algumas condutas devem ser estabelecidas:
1 - Conduta de reflexão
- Entrar em contato com o desempenho ao longo do ano;
- Onde e o que fiz ou não fiz para não alcançar a aprovação;
- A atual escola é a mais adequada ao meu perfil? Verificar junto aos pais e também especialistas;
- Solicitar ao adolescente que ele escreva seu balanço com responsabilidade;
- O que quero para minha vida no próximo ano, daqui a cinco anos e daqui a 10 anos? Escreva e guarde.
2 - Conduta de escolhas
- Como quero e posso cursar o próximo ano?
- Não podemos ter tudo, por exemplo, muitas baladas e estudos para provas. Como posso a partir de hoje exercitar minha mudança de atitude;
- Ajudar a mãe em tarefas domésticas, ajudar o pai em seu trabalho, ou ter mais responsabilidade em alimentar e cuidar do seu animal de estimação, por exemplo;
- Estudar só na véspera é sinônimo de risco alto de não dar certo;
- Estudar um pouco todos os dias é o caminho mais seguro e educativo;
- Escolher mudar algumas condutas e substituir por condutas positivas, desde de já. Escreva. Crie símbolos. Espalhe por onde passa (quarto, cozinha, sala de tv/vídeo game);
- Escolher durante as férias atividades saudáveis e culturais para se envolver;
- Planejar e escolher desenvolver um trabalho voluntário.
3 - Conduta de atitudes
- Escolher e fazer um esporte: desenvolve o foco, saúde e disciplina;
- Adotar seriamente uma agenda;
- Organizar previamente o material. Mudar e reorganizar o quarto ou ambiente de estudo se for necessário e produtivo;
- Uma semana antes de começarem as aulas, resgatar conteúdos do ano anterior e fazer novamente lista de novas condutas. Confirmar ou adequar aquelas escritas anteriormente;
- Desde o primeiro dia de aula, estabelecer bom contato com os professores, principalmente os das matérias mais vulneráveis.
- Toda lição de casa deverá ser realizada. É proibido dizer a si mesmo: isso não precisa; eu já fiz e sei que darei conta, etc..
- Regular o sono, a alimentação desde uma semana antes das aulas iniciarem
- Pedir auxílio e orientação aos pais para a realização das tarefas de organização
- Fazer balanços das atitudes e desempenho a cada 15 dias
- Procurar manter contato com a orientadora para certificar-se de sua conduta e exercitar sua postura de aluno.
A adolescência é um período muito rico de exercício de escolhas, averiguações entre causa e efeito, entre tempo e ação. Criação de métodos próprios de organização, atenção e foco. Confirmação de auto-estima, desenvolvimento da consciência e autoconhecimento.
Áreas cerebrais responsáveis por estas ações estão em pleno processo de lapidação e aperfeiçoamento. Neste sentido refazer um ano (para fazê-lo diferente), uma vez que foi o resultado alcançado, pode ser um período de crescimento, amadurecimento e fortalecimento do bom, correto e saudável. Desde que haja o desenvolvimento e fortalecimento de circuitarias cerebrais competentes e promissoras que certamente serão alcançadas por meio das mudanças de atitudes, da maior responsabilidade e exercício de competências e habilidades.
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