terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Causos de uma menina travessa



 Causos de uma menina travessa

 

Iza Aparecida Saliés

 

Vou contar uma estórinha que aconteceu comigo, na época do ginásio, nos idos de 1960, quando estava fazendo admissão, tive um professor de geografia muito  rígido, Professor Cleonício.

Um certo dia, antes da sua chegada á sala de aula, eu estava brincando com as colegas, e para provocar uma menina chata, eu escrevi no quadro negro, “Donata fresca da Silva” e assinei meu nome por extenso. De repente ouvi dizer professor Cleonício está chegando, logo tentei apagar o que estava escrito no quando, não havendo tempo hábil, apague apenas o meu nome, e a frase continuou ali. O Professor ao pegar o apagador para começar sua aula, leu o que estava escrito e perguntou, que escreveu isso aqui? A classe inteira ficou calada, nada de aparecer quem foi, então após fazer a pergunta por três vezes, ele disse, vou suspender a classe toda. Fiquei preocupada, pensando não ser injusta com os colegas, levantei e disse, fui eu professor, a resposta foi,  vá para a diretoria e espera o termino da aula. Fui suspensa por três dias.

Ao chegar em casa com a fatídica suspensão, entregue a caderneta para minha mãe,  que  passou para meu pais decidir o que fazer com a tamanha danadeza e audácia, minha para a época.

Papai leu o que dizia sobre a suspensão e disse, filha conta a verdade para seu pai, ao relatar o fato sem temor, ele respondeu não tem problema você errou, assumiu e contou a verdade, por isso não merece castigo. E para não perturbar muito minha mãe, nos dias de folga, da suspensão, passei a ir para chácara com ele.

Então, veja bem, como fui formada, criada, para não mentir e  assumir meus erros, penso que isso ainda é muito latente em mim, é difícil para mim esconder a verdade.   

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário