terça-feira, 3 de janeiro de 2017



Tema Projeto Político Pedagógico
 
 
                                                                         Iza Aparecida Saliés
 

“Não sei,  pois não somos chamados para  participar de nada.”

 

“O Projeto Político Pedagógico desta escola,  não sei, nunca participei, creio que seja a coordenadora que elabora sozinha. Várias”.

“O Projeto Político Pedagógico é elaborado durante um período  muito extenso, sem nenhum avanço, com pouca participação. Faltam estudos são modificações.”  

“O Projeto Político Pedagógico é feito com rápidas reuniões entre professores, coordenadores e diretor. Há pouca participação,  nem todos participam”.  

“ O Projeto Político Pedagógico continua daquele mesmo jeito onde um fala e os outros obedecem”.
 
“Dentro da escola, o PPP é discutido e observado, alguma sugestão colocada é compartilhada e incluída”.

Temos a dificuldade sobre alguns projetos que são cortados deixando lacunas no aprendizado dos alunos, por exemplo, na parte da biblioteca, inspetores de alunos, etc.
 
“A grande dificuldade que eu vejo para as escolas por em prática o PPP,no caso a que eu trabalho , é a política pública educacional do nosso estado, pois não há uma segurança para o contratado”.

“As ações do PPP são elaboradas e discutidas por nós professores, coordenadores e direção, portanto eu não tenho nenhuma dificuldade em colocá-lo em prática, pois as mesmas são para mim de suma importância, para o desenvolvimento da aprendizagem do educando”.

“Integrar todos os seguimentos da escola, para planejar”.

Por em prática e levar ao conhecimento de todos, que fazem parte da comunidade escolar.

Apesar de haver um esforço por parte da escola e integrar, dificilmente o interesse em conhecer o PPP e por em prática acontece.

“Geralmente cada professor acaba trabalhando, principalmente quando ocorre constantes mudanças no quadro”.

“O PPP deveria ter um tempo mais amplo para ser discutido, pois os professores Contratados muitas das vezes são avisados de última hora e caem de pára-quedas nas salas de aula, sem saber o propósito da escola e também sua clientela, ou seja, seus alunos”.

“O PPP foi feito em conjunto com os professores, alunos e pais, buscando metas para serem desenvolvidas com a realidade dos alunos”.

“E quando se fala de reunião pedagógica o PPP etc., isso não é algo que deve ser realizado em 40 (minutos) ou numa manhã de sábado. Percebemos que aqui os professores são observados por coordenadores, diretores, comunidade, assessoria, e Seduc, mas Cuiabá como estão às escolas lá, pois já tivemos vários professores que vieram de Cuiabá para Lucas do Rio Verde, professores contratados e efetivos que voltaram, pois aqui precisam trabalhar e em Cuiabá dizem eles que não se trabalha professor vai à escola quando quer”.

“Eu ainda não tenho conhecimento do PPP da escola que trabalho, pois sou interina, e não participei do mesmo, mas, ele será discutido em reunião pedagógica, segundo a direção e coordenação da Escola”.

Trabalho com uma variedade de projetos dentro dos conteúdos, pois na Biologia é necessário para que os alunos tenham mais interesse, sendo que está relacionada com o cotidiano.

“Vários métodos, como pesquisa no laboratório de informática, laboratório de ciências e em lócus, pois assim o mesmo irá participar o seu conhecimento”.

“Sou uma profissional recém formada, estou chegando ao MT agora não conheço o PPP (Plano Político Pedagógico), mas tenho necessidade de obter conhecimento na Educação MT, sendo que todos os cursos que estou participando e ainda irei participar, será de grande apoio para minha Promoção, mas acho que pode para profissionais recentes ou recém formados quando chegam às escolas, precisam de um curso nos apresentando todas as normas, direito, deveres, leis, enfim tudo que não temos informação. Desde já obrigada pelo curso, pois está sendo de grande apoio”.  

“PPP-  de extrema importância no processo na escola onde trabalho o PPP é estudado todos os anos”.

Sobre o PPP”. Não vi e nem conheço. Pois fui “jogado do avião” na quinta – feira dia 07/02/2008. De entrada me pediram o plano de curso da minha disciplina.

“Construir uma Proposta que atenda as particularidades de cada modalidade existente na escola - Habilidades e Competências de cada Modalidade de Ensino”
 
“PPP”. É discutido e elaborado junto aos membros escolar. As ações sempre são discutidas no geral em grupo de professor principalmente nas horas de estudo - Sala de professor.As escolas, já reserva esse espaço para discutir todos os tipos de problemas tanto da escola como os com alunos e professores como: PPP, avaliação, disciplina, planejamento, etc.

“Portanto não tenho dificuldades de desenvolver as ações do PPP e nem de avaliar meus alunos, já que faço a avaliação num todo principalmente às competências do aluno e habilidades”. 

 “Como sou professora efetiva, e sempre atuei somente numa escola tenho conhecimento do PPP desde o primeiro que a escola fez, sendo que participei em dois segmentos, professora e mãe de aluno”. O problema é, a entrada de novos professores todos os anos e sua contratação acontecem para o início das aulas. “Sendo que a maioria é contratada, sinto dificuldade na questão do tempo, pois os citados profissionais atuam em até três unidades escolares dessa forma chega para ministrar suas aulas e precisa sair sempre correndo...”.

 “As dificuldades de se colocar em prática o PPP é a falta de recursos didáticos nas escolas, formação continuada que realmente contemple os anseios do professor”.

“Uma das dificuldades sentidas muitas vezes na a aplicação de PPP é estruturação das escolas para e3xecutar todas as propostas que ele oferece, orem sem o PPP fica muito mais difícil à direção que se segue no processo ensino/aprendizagem”.

“Na escola Dom Bosco o PPP, é discutido e todos tem procurado colocá-lo em sua prática pedagógica. Os professores se reúnem no início do ano letivo e alteram, mudam acrescentando o necessário para tender a realidade dos nossos alunos naquele ano letivo, haja vista, que o PPP está em constante processo de construção”.

 “O PPP da escola foi elaborado coletivamente no início do ano letivo, assim como o PDE e Regimento Escolar. Nesses documentos ficam registradas a missão da Escola, bem como sua visão de futuro, projetos interdisciplinares entre outros. Esse ano nosso foco é diminuir evasão e repetência”.

PPP – Isso existe? Ta na lei, né!  Nunca fui apresentada a ele!Não posso comentar o que não existe, nem apresentado.

Por favor, se souber de uma escola em Lucas do Rio Verde /MT, que tenha um, que tenha sido produzido da forma coletiva, por favor, me diga.

§  Quando possível é feito no coletivo.

§  A participação de todos os envolvidos.

 “É a organização do trabalho pedagógico num processo democrático onde haja discussão e reflexão dos problemas da sociedade e da educação num todo, para encontrar uma intervenção da realidade social, econômica e política, transformando-a em alicerce do trabalho pedagógico, o qual estará sempre num processo de reformulação interna, pois o mesmo é inacabado, por isso, é que se articula a participação dos sujeitos do processo educativo (professores, funcionários, pais, alunos e comunidade) para que ocorra uma visão global da realidade e compromisso coletivo”.

“É necessário um plano curricular, pois arte de um princípio organizacional tendo como objetivo desenvolver e bem o PPP. É, enfim, direcionar as atividades pedagógicas rumo ao prioritárias o fim: a aprendizagem do aluno e bom desempenho do professor”.

 

 

 

 

 

 

 

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