Tema Projeto Político Pedagógico
Iza Aparecida Saliés
“Não sei, pois não somos chamados para participar de nada.”
“O Projeto Político Pedagógico desta
escola, não sei, nunca participei, creio
que seja a coordenadora que elabora sozinha. Várias”.
“O Projeto Político Pedagógico é
elaborado durante um período muito
extenso, sem nenhum avanço, com pouca participação. Faltam estudos são
modificações.”
“O Projeto Político Pedagógico é feito
com rápidas reuniões entre professores, coordenadores e diretor. Há pouca participação, nem todos participam”.
“ O Projeto Político Pedagógico continua
daquele mesmo jeito onde um fala e os outros obedecem”.
“Dentro da escola, o PPP é discutido e
observado, alguma sugestão colocada é compartilhada e incluída”.
Temos a dificuldade sobre alguns
projetos que são cortados deixando lacunas no aprendizado dos alunos, por
exemplo, na parte da biblioteca, inspetores de alunos, etc.
“A grande dificuldade que eu vejo para
as escolas por em prática o PPP,no caso a que eu trabalho , é a política
pública educacional do nosso estado, pois não há uma segurança para o
contratado”.
“As ações do PPP são elaboradas e
discutidas por nós professores, coordenadores e direção, portanto eu não tenho
nenhuma dificuldade em colocá-lo em prática, pois as mesmas são para mim de
suma importância, para o desenvolvimento da aprendizagem do educando”.
“Integrar todos os seguimentos da
escola, para planejar”.
Por em prática e levar ao conhecimento
de todos, que fazem parte da comunidade escolar.
Apesar de
haver um esforço por parte da escola e integrar, dificilmente o interesse em
conhecer o PPP e por em prática acontece.
“Geralmente
cada professor acaba trabalhando, principalmente quando ocorre constantes
mudanças no quadro”.
“O PPP
deveria ter um tempo mais amplo para ser discutido, pois os professores
Contratados muitas das vezes são avisados de última hora e caem de pára-quedas
nas salas de aula, sem saber o propósito da escola e também sua clientela, ou
seja, seus alunos”.
“O PPP foi
feito em conjunto com os professores, alunos e pais, buscando metas para serem
desenvolvidas com a realidade dos alunos”.
“E quando se fala de reunião pedagógica
o PPP etc., isso não é algo que deve ser realizado em 40 (minutos) ou numa
manhã de sábado. Percebemos que aqui os professores são observados por
coordenadores, diretores, comunidade, assessoria, e Seduc, mas Cuiabá como
estão às escolas lá, pois já tivemos vários professores que vieram de Cuiabá
para Lucas do Rio Verde, professores contratados e efetivos que voltaram, pois
aqui precisam trabalhar e em Cuiabá dizem eles que não se trabalha professor
vai à escola quando quer”.
“Eu ainda não tenho conhecimento do PPP
da escola que trabalho, pois sou interina, e não participei do mesmo, mas, ele
será discutido em reunião pedagógica, segundo a direção e coordenação da
Escola”.
Trabalho com uma variedade de projetos
dentro dos conteúdos, pois na Biologia é necessário para que os alunos tenham
mais interesse, sendo que está relacionada com o cotidiano.
“Vários métodos, como pesquisa no
laboratório de informática, laboratório de ciências e em lócus, pois assim o
mesmo irá participar o seu conhecimento”.
“Sou uma profissional recém formada,
estou chegando ao MT agora não conheço o PPP (Plano Político Pedagógico), mas
tenho necessidade de obter conhecimento na Educação MT, sendo que todos os
cursos que estou participando e ainda irei participar, será de grande apoio
para minha Promoção, mas acho que pode para profissionais recentes ou recém
formados quando chegam às escolas, precisam de um curso nos apresentando todas
as normas, direito, deveres, leis, enfim tudo que não temos informação. Desde
já obrigada pelo curso, pois está sendo de grande apoio”.
“PPP-
de extrema importância no processo na escola onde trabalho o PPP é
estudado todos os anos”.
“Sobre o PPP”. Não vi e nem conheço. Pois fui
“jogado do avião” na quinta – feira dia 07/02/2008. De entrada me pediram o
plano de curso da minha disciplina.
“Construir uma Proposta que atenda as
particularidades de cada modalidade existente na escola - Habilidades e
Competências de cada Modalidade de Ensino”
“PPP”. É discutido e elaborado junto aos
membros escolar. As ações sempre são discutidas no geral em grupo de professor
principalmente nas horas de estudo - Sala de professor.As escolas, já reserva
esse espaço para discutir todos os tipos de problemas tanto da escola como os
com alunos e professores como: PPP, avaliação, disciplina, planejamento, etc.
“Portanto não tenho dificuldades de
desenvolver as ações do PPP e nem de avaliar meus alunos, já que faço a
avaliação num todo principalmente às competências do aluno e habilidades”.
“Uma das dificuldades sentidas muitas
vezes na a aplicação de PPP é estruturação das escolas para e3xecutar todas as
propostas que ele oferece, orem sem o PPP fica muito mais difícil à direção que
se segue no processo ensino/aprendizagem”.
“Na escola Dom Bosco o PPP, é discutido
e todos tem procurado colocá-lo em sua prática pedagógica. Os professores se
reúnem no início do ano letivo e alteram, mudam acrescentando o necessário para
tender a realidade dos nossos alunos naquele ano letivo, haja vista, que o PPP
está em constante processo de construção”.
“O PPP da escola foi elaborado coletivamente
no início do ano letivo, assim como o PDE e Regimento Escolar. Nesses
documentos ficam registradas a missão da Escola, bem como sua visão de futuro,
projetos interdisciplinares entre outros. Esse ano nosso foco é diminuir evasão
e repetência”.
PPP – Isso existe? Ta na lei, né! Nunca fui apresentada a ele!Não posso
comentar o que não existe, nem apresentado.
Por favor, se souber de uma escola em
Lucas do Rio Verde /MT, que tenha um, que tenha sido produzido da forma
coletiva, por favor, me diga.
§
Quando possível é feito no coletivo.
§
A participação de todos os envolvidos.
“É
necessário um plano curricular, pois arte de um princípio organizacional tendo
como objetivo desenvolver e bem o PPP. É, enfim, direcionar as atividades
pedagógicas rumo ao prioritárias o fim: a aprendizagem do aluno e bom
desempenho do professor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário