domingo, 30 de outubro de 2011

Educar com qualidade

A cada dia mais percebemos o quão está difícil educar com qualidade e responsabilidade. Precisamos, verdadeiramente, rever nosso papel, de adultos, nosso papel de modelo e referência, ingerindo na educação das crianças nossa posição, mostrar que somos o adulto da relação.

Pensemos juntos... Como fica para uma criança de 4 anos de idade, que na escola é trabalhado o não desperdício de alimentos, o não deixar comida no prato, se no dia do almoço dos pais do período integral da escola a mãe entrega à servidora do refeitório seu prato com muitas sobras, inclusive de comida sem mexer, comida limpa. E põe o copo de suco no meio desta comida e também o guardanapo, ao invés de jogá-lo na lixeira? Como justificar, como explicar isso?

Justo a mãe, justo quem domina a educação dos pequenos, maior exemplo de condutas. Nossa referência de adulto, de modelo, é observado em tão pequenos gestos, pequenos movimentos, quase imperceptíveis a nós, ditos adultos e sabedores de tudo.

Precisamos começar um movimento do olhar, do olhar o olhar dos nossos filhos e alunos, pois sim, neste olhar está o verdadeiro aprendizado.

A criança precisa ter no adulto o seu mentor, mas um mentor positivo.

Pense nisso, independentemente de qual seja o seu papel na sociedade. Veja, você é ADULTO. Isso basta!

Esther Cristina Pereiracris@escolaatuacao.com.brPsicopedagoga e diretora da Escola Atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário