quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aulas de cinema fazem sucesso nas escolas de Vitória da Conquista

Catia Lima

Estudantes das escolas municipais de Vitória da Conquista participam do programa Janela Indiscreta, que leva o cinema para a sala de aula, tornando-se mais um recurso de ensino.O programa é uma realização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, promove aulas de cinema e fotografia nos centros educacionais do município.

Em 2010, 80 alunos das escolas Ridalva Correia de Melo, Zélia Saldanha; Frei Serafim; Marlene Flores, Edivanda Teixeira e do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire participaram da oficina “Cinema e Educação” ministrada por educadores da rede municipal. No mesmo ano, aconteceu também a primeira Amostrinha de Cinema de Vitória da Conquista, que possibilitou crianças assistirem importantes dramatizações cinematográficas.

Através de aulas de cinema, exibições de filmes e de orientações dos professores, os alunos elaboram filmes como produto do que aprenderam. No ano passado, os estudantes participaram da oficina de produção audiovisual “Minuto Lumier”.

Segundo um dos coordenadores pedagógicos do programa na Secretaria de Educação, Marcelo Ribeiro, o programa tem por objetivo formar alunos em fotografia e em audiovisual. “Nossa meta é fortalecer a cultura do cinema nas escolas através do cine clubismo que exibe filmes nos centros educacionais”, afirma.

As escolas de Vitória da Conquista, parceira do A TARDE Educação, estão ganhando visibilidade com o projeto que promove a junção de cinema e aprendizado. Os estudantes do município agora têm mais uma metodologia de ensino que mistura conhecimento com diversão.

Alunos da Escola Edivanda Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário