segunda-feira, 4 de junho de 2012

O ensino à distância ao alcance de todos

josé Patrocínio


É muito acentuada a presença do mundo digital em nosso cotidiano, assim impensável a dispensabilidade da tecnologia em qualquer lugar, seja na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, tal como musicalizado pelo cantor, produtor musical e compositor baiano Hyldon.

Na educação não pode ser diferente, portanto, instituições educacionais nacionais e estrangeiras estão firmando parcerias valendo-se da inovação tecnológica existente para democratizar a educação superior - fundamental para o crescimento das pessoas -, levando ao local mais distante do mundo o conhecimento, através de mestres altamente capacitados que disseminam conhecimento para milhões de pessoas, tornando possível o acesso a um curso superior ministrado à distância por um custo mínimo e de ótima qualidade, tudo isso em razão das tecnologias amplamente utilizadas e espalhadas pelo mundo, a exemplo da banda larga, redes sociais, computadores em nuvem permitindo uma super conectividade e interatividade em milhões de pessoas.

Não pensem que o ensino à distância tem o condão de substituir o ensino convencional. Longe disso! Consoante vem entendendo os especialistas na área de Ensino à Distância, esta se constitui em modalidade alternativa que contribuirá largamente para a democratização do ensino, principalmente para as pessoas que não tem a oportunidade de freqüentar um curso presencial. O ensino convencional é importante e deve ser mantido, mas frente a nova realidade onde através da internet podemos nos comunicar via online, ver imagens e nos comunicar a qualquer hora e de locais distintos, não podemos simplesmente vendar nossos olhos e não utilizar uma ferramenta poderosa que pode contribuir efetivamente para a formação das pessoas, abrindo o portal da educação para quem precisa estudar e se aperfeiçoar, sem perder a essência da qualidade desejada.

Nada obstante o avanço já demonstrado mediante o oferecimento dos diversos níveis de ensino disponíveis, o ensino à distância ainda tem um longo caminho à percorrer, muitas barreiras a serem superadas e pela sua comprovada modernização pode chegar em lugares ainda não frequentados a exemplos das creches, cárceres, casas de detenção, presídios, abrigos de velhos, centros comunitários, tudo a um custo mínimo e a um acesso amplo.

Ainda atuamos com determinada timidez considerado o leque de opções e as ferramentas tecnológicas de última geração que poderá ser conjugadas com recursos humanos de mais alto gabarito para auxiliar na tarefa de educar o povo brasileiro de norte ao sul e do leste ao oeste. A democratização do ensino apregoada poderá ser concretizada, mas para isso temos que avançar, ser menos conservador, preconceituoso e egoísta e na medida do possível se esforçar para socializar o pouco aprendido, que fará enorme diferença para quem sabe menos, sendo de grande valia para superar obstáculos iniciais e contribuindo para solidificar a formação intelectual de nossa gente.

Num país de dimensão continental como o nosso, com a devida permissão de quem pensa o contrário, vejo com bons olhos que a tecnologia moderna hoje apresentada em muito pode contribuir para a formação educacional das pessoas, senão democratizar pelo menos mitigar a deficiência estatal em não conseguir plenamente cumprir o que proclama a Constituição Federal estabelecendo que a educação é direito de todos e dever do Estado, tendo como objetivo desafiador qualificar as pessoas para o trabalho dotá-lo para o exercício consciente da cidadania.

A realidade hoje permite graças ao avanço tecnológico uma grande interatividade através do mundo digital criar novas relações e estreitá-las, assim o ensino à distância pode contribuir de forma relevante para levar a cabo a missão da formação educacional, pois permite não importando a localização física de quem emite e de quem recebe a mensagem, relacionamentos, comunicações, ensinamentos e informações, tornando plenamente um instrumento indispensável para fins de aprendizagem e acesso a educação.

O Ensino à Distância (EAD), já devidamente previsto na Lei de Diretrizes e Bases e por legislações marginálias, é hoje essencial para a formação e aperfeiçoamento do capital humano, podendo com o auxílio da tecnologia de informação e comunicação, constituir ferramenta valorosa para despertar e estimular indistintamente o acesso a educação de qualidade, sem esbarrar em obstáculos excludente de cunho social, econômico, físico e geográfico.

José Patrocínio de Brito Júnior é advogado, professor universitário e escreve exclusivamente para este blog às quintas-feiras - jpbj.adv@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário