quinta-feira, 15 de novembro de 2012

4 razões para fugir do sentimento de vingança


Além de efeitos psicológicos, o desejo de vingança pode desencadear efeitos concretos no organismo

Por Fernanda Boito

Vingar-se tem sido um elemento social perturbador desde que o mundo é mundo. Não é à toa que o desejo de vingança tem sido representado pelo homem em obras que vão da mitologia grega, como no mito de Medéia – que mata os próprios filhos para vingar-se do marido traidor; à novela das oito.

No campo da ciência, a vingança é vista pelos psicólogos evolutivos como um comportamento que faz sentido principalmente para animais sociais, que não permitem que seus rivais os considerem fracos e vencidos.

Estudos realizados pela Universidade de Zurique, na Suíça, conforme publicado pela revista VEJA na edição de oito de Agosto de 2012, demonstram que esse desejo ativa a área do córtex relacionada à sensação de recompensa e bem-estar.

Por outro lado, a vingança também pode desencadear ansiedade e depressão e os motivos para fugir dela são inúmeros. Por isso, confira 4 razões para fugir desse sentimento.

1 – Estímulo ao crime

O filósofo Denis Rosenfield assinala que “A vingança é a justiça em estado bruto”. Fazer justiça com as próprias mãos vem desde a lei de talião que “aconselha” a prática do “olho por olho, dente por dente”. No convívio social, a impunidade é o maior estímulo à vingança e, como conseqüência, à violência e ao crime.

2 – Não dá para ser feliz

Quando o principal objetivo de vida passa a ser vingar-se de alguém, o vingador passa a ser tomado pelo ódio, pessimismo e qualquer espécie de sentimento ruim e negativo. Essas sensações vão deixando a pessoa mais dura e fria e o vingador passa a deixar de ver o lado bom das situações e das pessoas. Além disso, o desejo de vingança atrelado a esses sentimentos afasta o vingador do convívio social, levando-o ao isolamento. Por isso, a vingança não deixa as pessoas desfrutarem de momentos felizes e prazerosos.

Dicas Relacionadas

• Como reagir diante de uma traição

• Violência emocional

• Ser otimista reflete em qualidade de vida

3 – Doenças físicas

De acordo com o pesquisador comportamental Ricardo Menezi, o desejo de vingança estimula a produção de hormônios cortisol, adrenalina e noradrenalina os quais possuem relação direta com o estresse e a ansiedade. Desse modo, a vingança eleva os níveis de estresse do vingador, o que pode levá-lo a desenvolver uma série de doenças, como as doenças cardíacas.

4 – Frustração

Dentre os motivos para fugir da vingança, está também o forte sentimento de frustração desencadeado quando a pessoa vingativa analisa seu passado e vê que não fez nada além de planejar e viver uma vingança. Por isso, deixar a vingança de lado é a melhor opção para viver a vida com tranquilidade.

Quando pensar nas estratégias para vingar-se de alguém, considere como plano número um fugir desse sentimento. Quem se agarra à vingança de maneira doentia pode sofrer as conseqüências de problemas físicos e mentais e correr o risco de perder os momentos bons da vida como resultado de uma forte indigestão, depois de comer um prato assim… tão frio.

bem por fora, lhe ajudará a brilhar por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário