quinta-feira, 15 de novembro de 2012

5 dicas para ter uma atitude positiva no trabalho


Confira sugestões que vão ajudá-la a encarar o cotidiano profissional de maneira mais leve

Por Fernanda Boito

Sua carreira nos negócios vai bem e você se considera uma mulher de sucesso. Por outro lado, o cotidiano profissional parece estar se tornando um fardo. A desmotivação, o pessimismo e os velhos hábitos podem ser pequenas armadilhas que impedem que a rotina de trabalho seja mais leve e gratificante.

Por isso, chegou a hora de tomar algumas atitudes para tornar seu dia-a-dia no trabalho mais prazeroso e menos estressante. Confira cinco dicas que vão ajudá-la a ter uma atitude positiva no trabalho.

1 – Melhore a atmosfera do ambiente de trabalho

As conversas negativas podem ser o início de um caos. Reclamar do ambiente do trabalho e falar mal do chefe vão criar um clima de tensão e podem piorar a falta de motivação. Por isso, evite comentários pessimistas e estimule atitudes positivas: sorria, seja bem-humorada e prestativa.

Sempre que puder, encontre com os amigos de trabalho depois do expediente, isso ajuda a criar um relacionamento mais descontraído e alivia o estresse.

2 – Esteja aberta para novas ideias

A estagnação intelectual pode levar à mesmice que resulta em falta de ânimo e desmotivação. Além disso, não estar aberta a novas ideias, pode fechar portas no mercado de trabalho. Não tenha medo de aprender e invista em sua valorização profissional. Por isso, renove-se!

3 – Equilibre trabalho e vida pessoal

Procurar melhorar no trabalho é fundamental, mas tê-lo como única fonte de satisfação e único foco pode ser perigoso e estressante. Dedicar-se totalmente às atividades profissionais pode desapontá-la nos momentos em que alguma coisa vai mal no trabalho.

Por isso, relaxe e seja exigente consigo mesma na medida certa. Certifique-se de fazer pequenas pausas durante o dia para não ficar vidrada e preocupada com os assuntos profissionais e sempre se dedique ao lazer e à família.

Dicas Relacionadas

• Dicas para o primeiro dia de trabalho

• Boas maneiras no trabalho

• A inveja no ambiente de trabalho

4 – Seja organizada e eleja prioridades

A falta de organização pode ser a causa principal do estresse. Para organizar-se melhor a dica é começar seu dia com um plano. Antes de sair do trabalho no final de cada dia, deixe uma lista das coisas que tem de fazer no dia seguinte, assim, ao chegar sabe exatamente o que tem à sua espera.

Ao redigir essa lista, eleja prioridades, deixe as coisas mais importantes e desgastantes no topo e exclua o que não for necessário. Já dizia o filósofo chinês: “Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas, existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial”.

5 – Cuide de sua imagem

Vista-se para o sucesso. Uma mulher bem vestida e com a autoestima elevada tende a ser mais confiante e ter atitudes mais positivas. Mesmo que você tenha acordado de mau humor, saia de casa com uma aparência impecável. Sentir-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário