terça-feira, 13 de novembro de 2012

Avaliação Escolar: um erro histórico


Ellen Cristina de Paula Ortiz*


O “Ratio Studiorum” foi implementado nas escolas jesuítas há mais de 400 anos como reação a possível expansão do protestantismo. Este rigoroso método de ensino ditava todas as regras, como a administração escolar, as formas de avaliação, o comportamento de cada componente da “hierarquia”... , ou seja, de que forma cada um deveria “respirar” para garantir a sarcástica obediência tão defendida por Inácio de Loyola. Imaginem que neste documento constava até o modo de como os alunos deveriam permanecer durante as provas! Triste é saber que séculos depois, este modelo continua a comandar o ensino brasileiro.

Como pode um aluno que obtém nota 5.0 de média ser considerado mais apto a prosseguir com seu curso do que o aluno que fechou sua média com 4.5, tendo este que cursar toda disciplina novamente? A diferença entre um aluno apto e o não apto resume-se a meio ponto. Creio que meu raciocínio não corresponde as operações básicas da matemática!

Adotar um método de repressão no século XVI era normal tendo em vista todos os aspectos históricos da época, mas em pleno século XXI, continuar a tratar a Educação como uma fábrica de baús (onde você passa como matéria prima por vários setores até chegar no formato final – “sem nada útil por dentro”) é inadmissível.

Evoluímos em muitos aspectos, principalmente no formato de discussão sobre a Educação, porém, a avaliação é o ponto mais fraco do ensino brasileiro. Talvez ela ainda sirva com o intuito de “miopisar” , como diria Paulo Freire, distorcendo o foco, dificultando nossa “visão”.

O compositor Johann Sebastian Bach adaptava suas aulas ao ritmo do aprendiz, incentivando principalmente a criatividade. Provavelmente sua dedicação era devido o grande amor que tinha pela música. Talvez seja esta a solução que trará verdadeiros resultados – o amor dos professores pela sua vocação. Quem sabe um dia os docentes denominados técnicos sejam extintos para que finalmente a avaliação deixe de priorizar os aspectos quantitativos dando lugar para os qualitativos, levando em consideração as características de cada aluno e estabelecendo parâmetros que propiciem a verdadeira cidadania.

Página mantida por Jorge Luiz Kimieck

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