terça-feira, 13 de novembro de 2012

A mulher na atual sociedade



Graças à intensa e ininterrupta ação dos movimentos feministas, o nosso País tem conseguido destacar no momento o importante papel da mulher no processo da política de gestão. Esta transição democrática consolidou a partir da nova Constituição Federal


ISANDIR REZENDE

OAB/MT

"Estou procurando fazer um pequeno resumo, singelo, das conquistas femininas".

Graças à intensa e ininterrupta ação dos movimentos feministas, o nosso País tem conseguido destacar no momento o importante papel da mulher no processo da política de gestão. Esta transição democrática consolidou a partir da nova Constituição Federal, promulgada em 1988.

Com a nova Constituição Federal de 1988, surge o reordenamento de todo o sistema brasileiro, entre tais, ampliou os direitos individuais e sociais e consolidou a cidadania das mulheres no espaço público e na vida familiar, assegurou os direitos das mulheres no campo da saúde; da segurança; da educação; da titularidade da terra; da moradia; do direito a renda Previdenciária; da participação política.

No entanto, mesmo sendo o Brasil o primeiro País da América Latina a conceder à mulher o direito ao voto, ainda assim, é mínima a participação política das brasileiras. Um grande passo recente foi dado com a reforma eleitoral, ao tornar obrigatório que cada partido político apresente na sua lista no mínimo 30% (trinta por cento) mulheres.

Estou procurando fazer um pequeno resumo, singelo, das conquistas femininas, e aproveitar para enaltecer o trabalho que vem sido aplicado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF). Isto mesmo, ao participar de recente reunião na Secretaria, tive da oportunidade de conhecer a execução de um projeto simples, mais de relevância extraordinária, coordenado pela Superintendente de Apoio às Políticas de Mulheres e Jovens Rurais (SAPMJR), Nilza da Silva Amaral.

Sim, trata de mulher guerreira, de sonhos abertos, humilde, de capacidade, de visão empreendedora, na busca por alternativas voltada a sustentabilidade da família do campo, teve pleno apoio do Governo do Estado, para executar o seu projeto de pesquisa nos assentamentos, o plantio da bucha vegetal.

A bucha vegetal é uma planta trepadeira da família das cucurbitáceas, e é utilizada para o uso na higiene pessoal, pois consegue retirar as células mortas, renovando a pele, ativando a circulação do sangue, que de certa maneira previne o combate contra as celulites.

Pois, além de proporcionar o plantio da bucha vegetal, conseguiu o projeto estender um relacionamento entre o produtor rural e a classe empresarial. A empresa Naturales, localizada no município de Rondonópolis, que antes comprava a matéria prima em estados vizinhos, passou a ser um grande parceiro neste projeto, comprando toda a produção plantada da bucha vegetal, no Estado de Mato Grosso.

Enfim, temos a certeza que para chegar ao primeiro ciclo da colheita do produto, grande foi à luta desta mulher, e esta luta, tenho presenciado, pelas assistentes sociais; as agentes de saúde; as presidentes de bairros; as agentes de combate de endemias; as mulheres campesinas; as mulheres mães; as mulheres do Poder Executivo, Legislativo e do Judiciário; espaços que a cada dia são conquistas, com luta e perseverança.

É nesse sentido, reconheço o esforço por parte do Governo do Estado, de reconhecer e conceder o espaço merecido à mulher, ainda é pouco, muito embora, a muito que se realizar, mas o meu apelo, que aja melhoria de salário, de condições dignas, as mulheres professoras, pois, são estas o baluarte de futuro melhor.

(*) ISANDIR REZENDE é advogado e presidente da Comissão do Idoso na OAB/MT- SINDAPI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário