A falta de afeto, de segurança e
de humor podem levar o aluno a se desinteressar pela escola
25/09/2012 20:51
Texto Juliana Bernardino
Para evitar que os alunos se
sintam frustrados ou
desestimulados, os professor
deve reavaliar constantemente sua
postura em sala de aula
Aprender conteúdos de português,
matemática, ciências, entre outras
disciplinas, não é mais o único
intuito de as crianças freqüentarem a
escola nos dias de hoje. Pais e
educadores concordam que o
universo escolar é também muito
útil para a socialização, para a troca
de experiências, para o trabalho
das emoções, para o aluno se
descobrir (e se redescobrir)
como indivíduo, entre muitas outras
finalidades. Conseguir que todos
esses objetivos sejam devidamente
alcançados não é função apenas
do professor, mas seu papel é, sim,
um dos mais decisivos no
aproveitamento que crianças e
adolescentes fazem de suas
vivências no meio escolar. Por isso, é
importante que ele reveja
constantemente seu comportamento,
visando avaliar como anda sua
influência sobre cada integrante da
sala. Do contrário, alunos
desestimulados podem brotar aos montes,
prejudicando, sem sombra de
dúvida, o processo de aprendizagem
em todos os aspectos.
Para Simão de Miranda, educador,
mestre em Educação e doutor em
Psicologia pela Universidade de
Brasília, o trabalho do professor no
combate ao desestímulo é diário.
"Ele precisa investir na sua relação
com as crianças, mostrar que
gosta de conviver com elas e de
partilhar todos aqueles
momentos. Ele deve passar confiança, para
que os alunos dividam seus medos
e inseguranças, inclusive aquelas
ligadas ao aprendizado",
aconselha Miranda, autor de 20 livros, entre
eles "Professor, Não Deixe
a Peteca Cair" e "100 Dicas Para a Auto-
estima do Aluno", ambos
pela editora Papirus. A seguir, ele e outros
profissionais da Educação (além
de um jovem estudante) apontam
comportamentos do professor que
podem desestimular os alunos.
Para ler, clique nos itens
abaixo:
1. Falta de motivação do
professor
2. Falta de afeto
3. Falta de cuidado com a
aparência
4. Falta de interação e uso de
rótulos
5. Falta de segurança
6. Falta de humor
7. Falta de avaliação
8. Falta de cuidados na hora da
leitura
DEPOIMENTOS
Toquinho: "A escola incutiu
em mim a necessidade da disciplina
para a evolução do
conhecimento"
Para o compositor, a escola é
essencial para formação de um
caráter firme e positivo
Toquinho estudou harmonia,
violão clássico e orquestração
Nasci numa família paulistana de
classe média e morei até os 20
anos no bairro do Bom Retiro,
convivendo com a simplicidade de
pessoas humildes. A escola
(Liceu Coração de Jesus) incutiu em
mim a necessidade da disciplina
para a evolução de meu
conhecimento e para a formação
de um caráter firme e positivo.
Enquanto isso em casa recebia de
meus pais, Antonio e Diva, o amor
adequado para que eu
conseguisse, com independência, a base
indispensável para minha
afirmação como homem, como profissional
e como pai dedicado e vigilante.
Toquinho, nome artístico de
Antonio Pecci Filho, é cantor,
compositor e violonista. Começou
a tovcar violão aos 14 anos e, ao
longo de sua carreira, compôs
com Chico Buarque, Jorge Benjor,
Vinicius de Moraes, entre outros
grandes nomes da música brasileira.
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