segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Idade dos avanços cognitivos
Por: Valeska Andrade
Depois de todos os cuidados com os primeiros anos de vida da criança, em
que ela depende exclusivamente da atenção e dos estímulos dos pais e dos
responsáveis, a fase da pré-escola, a partir dos 5 anos, é especialmente
interessante. É quando ela já se comunica bem e começa a ter autonomia
com questões do dia a dia, como hábitos de higiene e escolha de alimentos.
Se estiver na creche, tem a oportunidade de desenvolver atividades
artísticas, inclusive o contato com cantigas, histórias, jogos e brincadeiras.
Mais independente e exploradora, a criança mostra interesse por
descobertas sobre o ambiente ao seu redor.
Fase decisiva– Segundo Dioclésio Campos Júnior, professor de pediatria da
Universidade de Brasília (UnB) e chefe do Centro de Clínicas Pediátricas do
Hospital Universitário da instituição, essa é a fase da criação e da inovação.
“Um período em que se dá a estruturação e a diferenciação do cérebro, a
formação da personalidade e o mais alto índice dos avanços cognitivos,
envolvendo originalidades e inovações potenciais que a criança traz consigo.
Para desenvolvê-las, é preciso cuidar, de forma qualificada, do ser humano
na fase decisiva da sua existência”.
Fonte: Correio Braziliense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário