segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Idade dos avanços cognitivos





Por: Valeska Andrade







Depois de todos os cuidados com os primeiros anos de vida da criança, em

que ela depende exclusivamente da atenção e dos estímulos dos pais e dos

responsáveis, a fase da pré-escola, a partir dos 5 anos, é especialmente

interessante. É quando ela já se comunica bem e começa a ter autonomia

com questões do dia a dia, como hábitos de higiene e escolha de alimentos.

Se estiver na creche, tem a oportunidade de desenvolver atividades

artísticas, inclusive o contato com cantigas, histórias, jogos e brincadeiras.

Mais independente e exploradora, a criança mostra interesse por

descobertas sobre o ambiente ao seu redor.



Fase decisiva– Segundo Dioclésio Campos Júnior, professor de pediatria da

Universidade de Brasília (UnB) e chefe do Centro de Clínicas Pediátricas do

Hospital Universitário da instituição, essa é a fase da criação e da inovação.

“Um período em que se dá a estruturação e a diferenciação do cérebro, a

formação da personalidade e o mais alto índice dos avanços cognitivos,

envolvendo originalidades e inovações potenciais que a criança traz consigo.

Para desenvolvê-las, é preciso cuidar, de forma qualificada, do ser humano

na fase decisiva da sua existência”.



Fonte: Correio Braziliense




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