segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Afine sua empatia!


Mais do que simpatia, que é sentir com o outro, empatia é sentir como se estivéssemos dentro do outro.



A palavra empatia origina-se do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento. No dicionário Aurélio o significado da palavra empatia aparece como: Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.



O apóstolo Paulo já nos ensinava sobre empatia quando disse aos cristãos: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram ” (Romanos 12:15).



Desta forma, a condição básica para sermos empáticos é sermos receptivos aos outros e simultaneamente sintonizados com o nosso interior, estando dispostos a conhecer tanto os outros como nós mesmos.



Ser empático faz parte da natureza humana, por exemplo: quando vemos alguém sofrendo nos surge espontaneamente o desejo de ajudar, e isso acontece porque nesse momento reconhecemos no outro, alguém como nós e nos identificamos com ele.



Uma forma de ser empático é vibrar com as conquistas das outras pessoas, ter a capacidade do reconhecimento, da humildade. Faz parte da empatia desejar o bem de uma forma pura e verdadeira.



A música Amor Para Recomeçar gravada por Roberto Frejat (Barão Vermelho) diz em um de seus trechos: Eu te desejo não parar tão cedo pois toda idade tem prazer e medo, e com os que erram feio e bastante que você consiga ser tolerante.



Ser tolerante também é uma atitute empática, e um dos significados da palavra “tolerante” aparece no dicionário como: aquele que admite e respeita opiniões contrárias a sua.



No refrão da música Amor Para Recomeçar Frejat canta a seguinte frase: Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor para recomeçar.



Mais uma vez percebemos na letra desta música uma situação empática: desejar amor, persistência e prosperidade para o próximo.



Cultive a empatia, seja tolerante, deseje o bem para o seu próximo e afine-se para o sucesso!

________________________________________



Fabiano Brum

contato@fabianobrum.com.br

Palestrante especialista em motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário