quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cursos extras de idiomas esquentam meses de férias Gabriela Mangabeira 27 dezembro 2010

Estudar em janeiro? Algumas pessoas nunca perdem tempo e estão sempre em atividades complementares aos estudos, mesmo em período de férias. As escolas tradicionais de idioma e as bibliotecas da cidade disponibilizam espaços para leitura, exposições e outras possibilidades de aprendizagem, além das oferecidas pelas escolas.

A estudante Juliana Paranhos, 21, estuda francês na Aliança Francesa – escola de idioma situada na Avenida Sete de Setembro, na Ladeira da Barra. Depois da experiência como ao pair – termo em francês para intercambista que vive em um país do exterior com uma família do local –, ela adquiriu o hábito de utilizar o tempo ocioso para aprender mais sobre cultura, sobretudo, da Islândia, onde viveu por 11 meses.

Durante as férias, Juliana já fez curso intensivo de francês e recomenda. “Você fica em contato diário coma língua e aprende bastante”, diz. Na Aliança, a biblioteca, com publicações em francês e em português, fica à disposição dos estudantes. Para quem prefere atividades práticas, oficinas de teatro vão acontecer neste mês de janeiro no Goethe – Institut, situado no Corredor da Vitória, onde há também cursos intensivos da língua alemã.

Os cursos de férias cumprem com o conteúdo programático de um semestre, em um mês, e são a alternativa para quem tem pressa em aprender. No Instituto Cervantes, os professores além da transmissão da língua também oferecem aos alunos conhecimento sobre a cultura espanhola.

Leitura

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris ) contém um acervo de 600 mil obras a espera por leitores durante o mês de janeiro.
Funciona em horário normal, das 8h às 21h. Eventualmente, surgem exposições contextualizadas, com outras formas de aprendizagem.
Fonte: Jornal A Tarde, 27 de Dezembro de 2010. Primeiro Caderno, p. A7. Salvador/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário