quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sugestão de atividade com jornal: “Crack está em 98% do municípios brasileiros”

Gabriela Mangabeira
Tema Transversal: Saúde
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Biologia
Conteúdo: Fisiologia Humana
Matéria: “Crack está em 98% do municípios brasileiros”

PROPOSTAS DE ATIVIDADES:

Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o crack.
Pedir que os alunos leiam a matéria.
Levar os alunos a pensarem e levantar hipóteses para as seguintes questões:
■Quais os motivos que levam o número de usuários aumentar?
■O que faz com que tantas pessoas se entreguem ao narcótico?
■Por que é tão difícil abandonar esse ciclo de autodestruição?
Entregar aos alunos ou peça para que eles acessem o link sugerido e leiam a matéria com título: “Confissões de quem saiu do inferno”

Chame a atenção para o trecho que explica a ação inicial do crack, o qual atua como um bloqueador da absorção da dopamina, substância presente no sistema de prazer e recompensa. Alguns podem dizer que o crack causa a sensação de prazer, e por isso leva ao vício. Não deixa de ser verdade, mas como esclarecer esse processo biologicamente?

Conte que no sistema nervoso central há uma rede complexa de neurônios constituintes do que chamamos sistema de recompensa. Trata-se de um circuito nervoso antigo em termos evolutivos e que provavelmente está ligado ao desempenho de funções vitais ao organismo. Esse circuito é ativado quando realizamos algumas atividades, como comer ou manter relações sexuais, o que nos encoraja a repetir a ação que o ativou de início, contribuindo para que o corpo se mantenha e se reproduza.

Entregue à garotada cópias do quadro “A Química do Prazer e da Morte” (abaixo) e comece a explorar o percurso dos neurotransmissores e a ação da droga. Relembre como se dá a sinapse química, ou seja, a comunicação entre neurônios pela liberação de substâncias químicas (neurotransmissores) no diminuto espaço entre o axônio da célula (que envia o sinal) e os dendritos (que o recebe). Essa região recebe o nome de fenda sináptica.

Comente que um dos principais componentes do sistema de recompensa é o que envolve o neurotransmissor dopamina. Ele é constituído de neurônios que partem de uma região do encéfalo denominada área tegmental ventral (ATV) e se projetam para o núcleo accumbens. A comunicação entre essas duas áreas se dá por meio da dopamina, cuja liberação desencadeia a sensação de prazer.

A dopamina liberada na fenda sináptica, após estimular os receptores do neurônio pós-sináptico, normalmente é reabsorvida pelo neurônio pré-sináptico, podendo ser reutilizada. É justamente aí que o crack atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário