quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Secitec e Seduc/MT são selecionadas em edital para bolsas de iniciação científica e Mostra de Ciências

As Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e de Educação (Seduc) foram contempladas com recursos num Edital do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq). As duas secretarias serão parceiras na realização da V Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em 2011.

Com os recursos, serão concedidas ainda 20 Bolsas de Iniciação Científica Júnior, para alunos da Educação Básica que apresentarem projetos na V Mostra. Conforme a técnica da Coordenadoria de Programas e Projetos da Seduc, Luiza Braga Peixoto, a concessão destas bolsas é uma inovação, já que este tipo de apoio só vinha sendo concedido aos alunos de cursos superiores.

Por razões técnicas, a proposta de Mato Grosso ao Edital do CNPQ está em nome da Secitec. O projeto, porém, é uma parceria das duas secretarias. A Seduc e a Secitec são parceiras desde a “I Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizada em 2007.

O Edital, com recursos do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia, irá possibilitar a realização de todas as etapas da mostra. São 238 mil reais para atividades como as etapas escolares, municipais e a estadual. Serão três categorias: estudantes do Ensino Fundamental; do Ensino Médio e Inventores. Nesta categoria estão estudantes da Educação Básica que apresentem um invento caracterizado por ser um novo produto ou significadamente melhorado.

Os recursos financiarão ainda ações como a capacitação (subsidio teórico e metodológico) de professores e assessores pedagógicos, representantes dos 141 municípios de Mato Grosso, como estratégia para realização de projetos de pesquisas nas Escolas e Municípios.

Conforme o edital do CNPQ, o financiamento das feiras é “um instrumento para a melhoria dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, bem como de despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas”.


SÉRGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário