quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estudantes da zona rural de Porto Velho criam o jornal “Notícias da Hora”

Uma forma bastante interessante dos professores desenvolverem em sala de aula as habilidades de pesquisa, reflexão, leitura, escrita e até fotografia com os estudantes são os jornais escolares.

Em Cujubim Grande, zona rural de Porto Velho (RO), alunos da Escola Municipal Deigmar Souza de Moraes, estão tendo a oportunidade de vivenciar essa experiência. Eles acabam de criar o “Jornal Notícias da Hora”, que servirá para divulgar as notícias da comunidade e os acontecimentos da própria escola. O projeto faz parte do programa Mais Educação, promovido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades do jornal são todas realizadas pelos próprios alunos que cuidam desde a seleção dos assuntos até a produção dos textos e revisão final. Para escolher um nome criativo para o jornal, a escola promoveu um concurso entre os alunos. Gisele Lima Ferreira, aluna do 5º ano do ensino fundamental, e autora do nome “Notícias da Hora” conquistou o primeiro lugar com 181 votos. A segunda sugestão mais votada – Jornal Interesse de Aprender – ficou com 75 votos. Os demais nomes selecionados para concorrer na final foram: Jornal da Escola Deigmar, Jornal do Estudante, De frente com o Conhecimento e Jornal do Aprendizado.

Os alunos são envolvidos em oficinas de cultura, arte, esporte, lazer, educomunicação, meio ambiente e inclusão digital. O jornal escolar faz parte das atividades de Educomunicação.

Os monitores de jornal das escolas municipais de Porto Velho receberão material de apoio para a aplicação das oficinas, contendo Guia de Programação Visual, Caderno de Apoio ao Educador e Guia do Jornal Escolar, elaborados pela Ong Comunicação e Cultura – Fala Escola (www.falaescola.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário