sábado, 15 de janeiro de 2011

Educação: escolas têm que alfabetizar no 1º ano

NA CBN

Hoje, a educação é assunto fundamental em todas as áreas. O Brasil quer ser uma grande potência, mas para isso, tem de ter educação de qualidade, e não tem. Sou contra a ideia do fim da reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental.

Meu primeiro emprego foi de professora primária em escola pública. Também sou filha de professores. Por isso, é um assunto muito caro para mim. Não reprovar com o argumento de que a criança ficará desestimulada é um equívoco.

Se não aprendeu a ler, não pode passar para o segundo ano, porque terá outra matéria que requer a exigência prévia da leitura e poderá ser constrangida de outra maneira. Saber ler é o primeiro passo no ensino formal. Melhor é ficar numa sala onde ninguém sabe, mas estão fazendo o mesmo esforço para conseguir esse objetivo.

Acho que temos de voltar aos valores iniciais. A criança tem de aprender a ler no primeiro ano. Se algo impede, vamos rever métodos, didática, treinar professores. Há formas de tratar essa questão que não seja fazer de conta que a criança passou. Por isso, acho que a recomendação do Conselho Nacional da Educação (CNE), que quer o fim da reprovação até o 3º ano do fundamental, é um erro.

Ouçam aqui o comentário na CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário