terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO Municípios receberão dicionários adaptados a nova ortografia

Agência CNM

Os municípios de todo o Brasil vão receber 10 milhões de dicionários de português que serão distribuídos em escolas públicas de educação básica em 2012. O Ministério da Educação (MEC) afirma que os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009.

O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A meta é que todos os livros até 2012 estejam dentro das novas regras.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os dicionários podem ser recursos didáticos importantes para o processo de ensino-aprendizagem, e para os municípios, o recebimento desse material pode representar investimentos na melhoria da qualidade da educação. As obras não ficarão nas bibliotecas - cada sala de aula de ensino fundamental e médio receberá um kit com dez títulos.
Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especificidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de 6 anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário