segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Procon/MT Escolar orienta sobre compra da lista de material escolar

No início do ano pais e responsáveis têm gastos já previstos com materiais escolares. O Procon Estadual faz um alerta, os produtos solicitados na lista devem estar restritos ao uso do próprio aluno.

A escola deve ser questionada caso conste na lista de materiais itens de uso coletivo, como, por exemplo, papel higiênico, material para atividades de laboratório, biblioteca e até utensílios de primeiros socorros.

“A compra desse tipo de material é de responsabilidade única e exclusiva da instituição de ensino, pois o valor desses produtos está incluso na mensalidade cobrada do aluno", destaca a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

O Procon firmou em 2004 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande. Os estabelecimentos que descumprirem essas normas podem ser multados e podem ser incluídos no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-MT.
A escola também não pode exigir que o responsável pelo aluno compre o material em um determinado estabelecimento comercial. O importante é pesquisar o preço antes de comprar, já que é comum encontrar grande diferença de valores de uma loja para outra.

Já os alunos podem reutilizar materiais dos anos anteriores, o que significa uma boa prática de consumo sustentável. Canetas, lápis, borrachas, lápis de cor e até cadernos podem ser aproveitados. Os livros didáticos podem ser trocados com amigos ou parentes.

Em relação ao uniforme, a escola deve avisar o consumidor antes da matrícula o seu preço médio. O importante é que pais e escola entrem em um consenso sobre o valor do uniforme, para que o preço cobrado não seja maior do que a média praticada no comércio.

Confira abaixo a lista de produtos proibidos em listas de materiais escolares:
- papel convite;
- papel para flip chart;
- estêncil e similares;
- copos, talheres e pratos descartáveis;
- esponja para louça;
- guardanapos;
- disquetes e CD’s;
- caneta para lousa;
- fita ou cartucho para impressora;
- tonner;
- tinta para mimeógrafo;
- giz branco ou colorido para quadro negro;
- fita adesiva;
- grampeador;
- medicamentos;
- plástico para classificador;
- pasta suspensa;
- materiais de limpeza em geral;
- sabonetes e papel higiênico;
- kit primeiro socorros;
Para mais informações procure o Procon Estadual, localizado no Edifício Eldorado Executive Center (Av. do CPA, nº 917, bairro Araés) e aberto de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. Os telefones do órgão para informações ou esclarecimentos são 151 e 3613 8500.

Comentar Enviar por email Imprimir

MAIS NOTÍCIAS Sexta, 07 de janeiro de 2011
20:23 - Acidentes como moto em Cuiabá apresenta números alarmantes, segundo Pronto Socorro
18:29 - Detran não pode cobrar "estadia" por

Nenhum comentário:

Postar um comentário