sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Juventude quer mais!


A Cuiabá que queremos e que podemos construir deve ser uma capital onde a juventude possa ter mais segurança e a polícia tenha uma atuação mais cidadã, sendo parceira e não inimiga dos jovens; que tenha uma educação de melhor qualidade e em quantidade


ANA FLÁVIA



Há 293 anos, em 8 de abril de 1719, o bandeirante Pascoal Moreira Cabral assinava a ata de fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó, garantindo assim os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.

Em 1726, chega à região o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal.

No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Quase um século depois, em 17 de setembro de 1818, foi alçada à condição de cidade. E, em 28 de agosto de 1835, torna-se a capital da então província de Mato Grosso.

Do período de sua fundação até hoje, nossa capital passou por inúmeras transformações e foi palco dos mais importantes acontecimentos políticos, culturais, religiosos, esportivos e sociais.

Com a força do seu povo, foi possível cultivar e preservar inúmeras tradições. Impulsionada pelo desenvolvimento, acolhe fraternamente todos e todas que aqui escolhem para viver e trabalhar.

É certo que a nossa jovem capital precisa melhorar muito para que a nossa gente possa desfrutar de seus encantos e belezas. Do ponto de vista da juventude, segmento no qual me incluo e defendo com muita atitude, são inúmeras as nossas reivindicações.

A Cuiabá que queremos e que podemos construir deve ser uma capital onde a juventude possa ter mais segurança e a polícia tenha uma atuação mais cidadã, sendo parceira e não uma inimiga dos jovens; que tenha uma educação de melhor qualidade e em quantidade que permita a inclusão de mais jovens, em especial, no ensino superior público; que implante uma política agressiva de criação de emprego e renda, investindo maciçamente na formação profissional e tecnológica e com programas de inclusão dos jovens no mercado de trabalho; que estabeleça políticas públicas culturais permanentes direcionadas à juventude, tendo ética, estética e economia como pilares.

Com a criação de um mecanismo específico de apoio e incentivo financeiro aos jovens (bolsas) para formação e capacitação como artistas, animadores e agentes culturais multiplicadores; que ampliem os espaços para a prática do esporte e lazer, de forma descentralizada e com prioridade às regiões mais carentes; que adotem canais que permitam uma maior participação popular nos rumos da administração pública, em especial da juventude.

Com a criação do Conselho Municipal de Juventude, eleito democraticamente, com caráter deliberativo, com a garantia de recursos financeiros, físicos e humanos e a constituição do Fundo Municipal de Juventude, com acompanhamento e controle social, indispensável para promover e financiar ações de interesse da juventude; que dinamize e implante políticas públicas juvenis com recorte étnico/racial e com respeito à livre orientação afetivo-sexual, entre outras.

Assim, nós jovens parabenizamos a Cuiabá do presente e nos empenhamos na construção da Cuiabá do futuro, onde possamos estudar, trabalhar, nos divertir e amar sem preconceitos e discriminação.

Viva os 293 anos de Cuiabá!

Viva a juventude, presente e futuro de nossa capital!

(*) ANA FLÁVIA é estudante de Serviço Social da UFMT, presidente estadual da União da Juventude Socialista – UJS/MT, vice-presidente do PCdoB de Cuiabá e foi candidata a Deputada Federal em 2010, alcançando 23.718 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário