segunda-feira, 9 de abril de 2012

MT- Servidor da Secretaria Municipal de Educação lança livro sobre a história de Cuiabá

Da Redação

O historiador e servidor da Secretaria Municipal de Educação (SME), Pedro Carlos Nogueira Felix, traz para as crianças a história de Cuiabá, por meio do livro “Cuiabá: Centro da América do Sul”.

Felix, que neste livro trabalha em parceria com a professora de Geografia Giseli Dalla Nora, lançou seu primeiro livro em 2000: “Mosaico Cuiabano”. Além disso, é autor de trabalhos sobre a história de Mato Grosso, que é relatada nas duas edições do livro “História de Mato Grosso”, lançadas em 2008 e 2009.

Agora, com o livro “Cuiabá: Centro da América do Sul”, o historiador pretende tornar acessível a cultura, o linguajar e os costumes cuiabanos, por meio da leitura, para o público infantil, em especial aos que se encontram no Ensino Fundamental. “É uma forma peculiar de contar a história de Cuiabá, onde a cidade vira um personagem, que conta os principais acontecimentos da história cuiabana, desde os primórdios, relatando o contato entre índios e bandeirantes, até os tempos atuais”, explica o historiador.

O objetivo deste material é resgatar a cultura cuiabana, que se perde com o passar dos anos devido ao intenso processo de globalização. A ideia surgiu há 12 anos, quando Felix escreveu o primeiro livro, que conta uma pequena história sobre os bairros da cidade. Desde então, a vontade de escrever sobre a capital, utilizando uma linguagem informal e ressaltando o dialeto cuiabano, amadureceu com o passar do tempo e pôde se concretizar no início deste ano, depois de dois anos de dedicação.

A editora Cortez, de São Paulo, foi quem entrou em contato com o professor de história e proporcionou uma oportunidade para que ele colocasse em prática o que já imaginava. A coleção “A História das Capitais”, que é da própria editora, precisava apenas da história de Cuiabá para ficar completa. Sendo assim, os quase 30 anos em sala de aula como professor e a experiência como escritor de história regional, fizeram com que a editora o procurasse, formando então uma parceria que deu origem ao livro.

“Cuiabá: O Centro da América do Sul” é de fácil leitura e conta com imagens ao longo de suas 16 páginas, que são resultado do trabalho do ilustrador Ric Milk; e pode ser encontrado nas livrarias da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário