sexta-feira, 13 de abril de 2012

Unemat Pasta libera pagamento de bolsas

Glaucia Colognesi


Depois de um jogo de empurra-empurra que durou quase um mês envolvendo o reitor da Unemat, Adriano Silva, o ex-diretor da Fapemat João Valente e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig, enfim, a Secitec anunciou a liberação de mais de R$ 136 mil para o pagamento de 100 bolsas de iniciação científica e projetos de extensão aos estudantes da universidade.

A medida atende, em partes, as reivindicações dos alunos. Isso porque o recurso liberado é referente ao período retroativo dos últimos dez dias de dezembro de 2011 até março deste ano. Portando, a partir da data em que foi assinado o Termo de Cooperação da Secitec com a Unemat e não desde agosto, quando foi feito o processo seletivo dos universitários beneficiados. O pagamento será feito através da Fapemat, vinculada a pasta.

O atraso no pagamento das bolsas e na assinatura do Termo de Cooperação se tornou polêmica quando os graduandos fizeram panelaço pelas ruas de Sinop no fim de semana que antecedeu o dia 19 de março. Com cartazes em punho, eles fizeram muito barulho ao protestar contra o atraso de sete meses no pagamento das bolsas, reivindicar melhores estruturas e condições de estudo e exigir a realização de concurso para docentes. Foi a partir daí que começou a troca de acusações entre as autoridades envolvidas que não assumiam a responsabilidade pela demora no pagamento.

A secretária Aurea Regina declarou que esta era uma de suas prioridades ao assumir o comando da pasta. “Nesse primeiro momento nossa meta era trabalhar para potencializar as ações desencadeadas pelas gestões anteriores e liberar esse recurso”, ressaltou. A responsável pela pasta ainda afirma que agora a Secitec irá se mobilizar no sentido de dar regularidade aos pagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário