domingo, 8 de abril de 2012

MT - Seduc realiza Encontro de Formação no Sistema Prisional

Redação 24 Horas News

O Plano Estadual de Educação nas Prisões, direitos humanos, as relações étnicas raciais, questões de gêneros, homofobia, Comissão de Qualidade de Vida (Com-Vidas), Economia Solidária, e um pouco da História da Arte, serão temas abordados durante o Encontro de Formação para o Sistema Penitenciário. O evento, promovido pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será realizado no período de 10 a 13 de abril, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá.

Durante o Encontro com profissionais da Escola Estadual Nova Chance e também os que atuam nos Cefapros serão debatidas as propostas que servirão como base para a formulação de políticas públicas destinadas ao atendimento educacional daqueles privados de liberdade. Experiências de práticas educativas de sucesso serão expostas durante a programação (como a apresentação da Banda Musical Cazulus, composta por reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá).

“Mato Grosso é um dos poucos Estados que já se articulou e formatou um Plano Estadual, trabalho realizado com base em diagnósticos feito por consultores e visitas ao sistema penitenciário”, informa o gerente curricular da EJA, Joaquim Ventura Lopes. Ele ainda complementa citando que "toda a proposta de trabalho é pautada nos saberes que os alunos carregam".

A proposta de trabalho da Seduc é a de conseguir a expansão das salas de aula para todas as unidades prisionais do Estado (são 63 cadeias públicas e 8 penitenciárias). “Uma de nossas questões é quanto a estrutura para esse atendimento, desenvolvemos um trabalho intenso e diálogo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, com essa finalidade”.

Escola Nova Chance

Criada em 2008, a Escola Estadual Nova Chance disponibiliza atualmente um quadro com 75 professores, para atender 95 turmas previstas para 2012, em 24 unidades prisionais. Mas há possibilidade de ampliação, considerando as especificidades do público e o número flutuante de matrículas. O ano letivo no sistema prisional teve início em 27 de fevereiro com atendimento a 1,6 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário