domingo, 8 de abril de 2012

Lúcia Yuyama: "O exemplo familiar é o maior legado que se pode ter"


A pesquisadora do INPA desenvolve estudos sobre as propriedades nutricionais dos frutos da Amazônia


Para Lúcia, o aprendizado informal inclui a cultura de uma família e a experiência de uma vida repassada no dia a dia

A educação formal e informal abriu uma janela de oportunidades em minha vida, tanto como ser humano, quanto como pesquisadora de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A trajetória de uma vida e experiências bem sucedidas têm como fio condutor o binômio "aprender e ensinar". A primeira vivência em ambiente escolar, a primeira professora, a alfabetização é algo encantador e memorável. Minhas etapas de aprendizado se sucederam até chegar à graduação. Dela brotaram os galhos que formaram o conhecimento da minha profissão, do meu futuro.

Acredito que a Ciência é uma atividade formadora de conhecimento, de geração de renda e acima de tudo, de formação social e de cidadania. No mundo moderno é de direto quem conhece de fato. No meu caso, foi necessário conhecer a biodiversidade amazônica, os diferentes ecossistemas e nichos ecológicos, com o objetivo de aproveitar os meios produtivos, com sustentabilidade, jamais desrespeitando o habitat das espécies naturais.

Sou eternamente grata aos meus pais e à minha família, pela oportunidade que me deram de cursar minha graduação e pós-graduação. Mas não posso deixar de falar do aprendizado informal, que inclui a cultura de uma família e a experiência de uma vida repassada no dia a dia. Esse sim é o maior legado que se pode ter.

A pesquisadora e nutricionista Lúcia Yuyama trabalha na Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde e é líder do Grupo Alimentos e Nutrição na Amazônia, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Há anos desenvolve estudos sobre as propriedades nutricionais de frutos amazônicos, com o objetivo de garantir segurança alimentar às populações carentes da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário