terça-feira, 10 de abril de 2012

MT- Quilombo Angola apresenta filmes sobre identidade afro-brasileira

Da Redação - PV


O núcleo de capoeira angola Quilombo Angola convida toda comunidade cuiabana para o Cine Capoeira. A seção acontece gratuitamente nesta segunda (09) às 18 horas no auditório do centro cultual da Universidade Federal do Mato Grosso ( UFMT ) com o filme Besouro (2009).

O projeto integra o ciclo de intervenções e debates do projeto de extensão da coordenação de cultura da instituição. Visa para além da prática do jogo, um movimento de construção do imaginário e da identidade afro-brasileira nos espaços públicos.

O objetivo é difundir através de diversas formas de linguagens conhecimentos e conceitos que permeiam o universo da capoeira angola. Para isso os filmes Barra Vento de Glauber Rocha e Pastinha - Uma vida para Capoeira de Antonio Carlos Muricy junto aos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes compõe o quadro de exibição e debates do evento.

Uma tentativa de aproximar a comunidade ao conhecimento da arte decretada como patrimônio cultural brasileiro.
Ladainhas, berimbaus e jogos de roda, o conhecimento da capoeira antiga de angola trazidas pelo mestre Olavo, linhagem de mestre Zé de Freitas (SP) e mestre Caiçara (BA) acontecem as segundas, quartas e sextas as 18 horas no centro cultural da UFMT por meio do professor Éverton Medeiros, já que atualmente mestre Olavo reside no Vale do Capão, Chapada Diamantina, Bahia.

Esta iniciativa compõe o tripé de ensino, pesquisa e extensão que contempla seminários, intercâmbio, viagens de campo e produção de material audiovisual e científico sobre a cultura afro-brasileira nas universidades. Para mais informações www.quilomboangola.blogspot.com ou pelo site da UFMT www.ufmt.br

As informações são da assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário