quinta-feira, 17 de maio de 2012

MT- Seduc entrega instrumentos e planeja ampliação das fanfarras

Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou na tarde de hoje (15.05) o ato de entrega de 648 instrumentos para composição de 18 fanfarras de escolas estaduais situadas em 12 cidades distintas. “Nossa proposta é de conseguir aumentar ainda mais a distribuição. Uma fanfarra com 36 instrumentos pode atingir, muito fácil, o dobro de estudantes. Nossa orientação pedagógica é que a escola sempre promova atividades de inserção da comunidade e, a música, possibilita essa ação”, avalia o secretário de Educação Ságuas Moraes.

A história, a arte, a matemática, a educação física são algumas das disciplinas contempladas com a formação das fanfarras que associam atividades na formação do Corpo Coreográfico (CORE) e dos balizadores, empregando conceitos e noções de diversas áreas do conhecimento.

Além de promover a disciplina e incentivar o processo de ensino aprendizagem, a Helenice Stela / Assessoria Seduc-MT

Seduc entrega instrumentos e planeja ampliação das fanfarras
fanfarra possibilita a aproximação com a comunidade. “Percebemos que muitos pais acompanham os ensaios. Querem saber o que acontece. Tornam-se mais participativos. Entendem os benefícios da música e sabem que ela pode ser uma profissão”, explica o regente e músico profissional Ualei Wilker Souza Santos. Ele desenvolve atividades junto a fanfarra da Escola Estadual Nadir de Oliveira, em Várzea Grande.

A opinião do regente é compartilhada pelo diretor da Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle, de Aripuanã ( a 1,3 mil km de Cuiabá, distrito de Conselvan), Luciano Denazzi. “Sabemos da importância que um projeto como esse carrega. Aproxima a comunidade das atividades da escola”, diz.

Contemplada pela primeira vez com o projeto de fanfarra, a coordenação da Escola Estadual Marechal Rondon, da cidade de Rosário Oeste, deve iniciar as aulas ainda no primeiro semestre. “Temos um número expressivo de alunos interessados e, nossa proposta é a de incentivar o estudo. Poderão participar aqueles que apresentarem frequência e bom desempenho escolar. Os alunos estão muito entusiasmados. Nossa ideia é a de participar, agora no mês de junho, da apresentação no aniversário de 30 anos da cidade”, diz a coordenadora pedagógica da escola, Gislaine de Oliveira.

Expansão
A coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Janaína Monteiro, pontuou que a Seduc vem trabalhando para desenvolver e fomentar propostas que contemplem fanfarras nas unidades. “Queremos que ela seja inserida na proposta curricular, que faça parte do Projeto Político Pedagógico”.

Pautada nessa premissa, a Seduc desenvolveu um questionário que foi encaminhado (online) para todas as unidades do Estado. A ideia é a de possibilitar um retrato fiel sobre músicas e as propostas já executadas pelas unidades escolares.

Mato Grosso possui hoje um total de 133 fanfarras distribuídas em unidades escolares de 56 municípios.

PATRICIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário