quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1000 mulheres pela paz

Ana Emília

Cuiabá está recebendo no Palácio da Instrução a exposição “1000 Mulheres Pela Paz ao Redor do Mundo”. Constituída de rostos, fotos e fatos, a exposição ficará à disposição do público até 10 de outubro. Evento promovido pela Associação Mulheres pela Paz, presidida por sua fundadora e coordenadora do projeto Clara Charf, hoje com 87 anos, ativista política, feminista e viúva do político e poeta Carlos Marighella e dirigida por Vera Vieira, coordenadora-executiva da Rede Mulher de Educação. A articulação local ficou sob a responsabilidade da competente professora mestra Madalena Rodrigues, fundadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sobre Mulher e Relações de Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso e membro do Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso.
Na solenidade de abertura houve a apresentação do painel temático: “A importância de dar visibilidade ao trabalho das mulheres” e “Mulheres e Homens pela Paz e Contra a Violência Doméstica”, além do lançamento do livro “Brasileira Guerreiras da Paz”, coordenado por Clara Charf.

As discussões de debates terão continuidade com oficinas, inclusive nesta sexta (28), com lideranças de movimentos sociais feministas e organizações não governamentais, objetivando construir uma metodologia para trabalhar a questão da violência doméstica com mulheres e homens, levando em conta a realidade de cada região brasileira; refletir sobre a amplitude do conceito de paz, voltado para a segurança humana e justiça, notadamente sua aplicação na questão da violência doméstica; aplicar a experiência e o trabalho das brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz 2005, visando à segurança e à justiça para as mulheres; demonstrar, por meio da oficina e da exposição de fotos e histórico das 1000 mulheres indicadas ao Nobel da Paz 2005, como a experiência das mesmas poderá ser aplicada no cotidiano e conectar as ações brasileiras com as de outros países do mundo, visando estabelecer estratégias, utilizando o impacto no cotidiano do conceito ampliado de paz.

Iniciativa como esta é de extrema importância para a defesa dos direitos das mulheres de Mato Grosso, pois através da troca de experiências e com novas diretrizes a serem implantadas todas e todos que militamos na ceara dos direitos humanos das mulheres só temos que crescer e agradecer por tão impar e significativa oportunidade.

Ana Emilia Iponema Brasil Sotero é professora, advogada, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais, palestrante sobre violência de gênero, ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso e superintendente e gestora de políticas públicas para as mulheres de MT e escreve exclusivamente para este blog toda sexta-feira - soteroanaemilia@gmail.com - http://facebook.com/AnaEmiliaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário