quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Em artigos, Rosângela trará toda semana o cotidiano do professor

Romilson Dourado 

A professora Rosângela Cadidé, com experiência de uma década em sala de aula em escola pública, vai trazer, a cada semana, um episódio sobre o cotidiano dos profissionais da educação. Ela passa a escrever artigo neste blog toda sexta-feira. Rosa, como é conhecida, é formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso e possui especialização em Recreação e Lazer.
Para ela, a profissão mais importante do mundo está cada vez mais desvalorizada e, o pior, com seus educadores desmotivados. Ela lembra que o Ministério da Educação está incentivando, em campanhas publicitárias, os jovens a escolher como profissão ser professor. "Mas, se perguntarmos aos nossos alunos, principalmente os que estão concluindo o Ensino Médio, se pretende escolher a vida de educador, é pouco provável que encontremos um disposto a isso". O principal motivo, comenta a professora, é a baixa remuneração.

"Alguns até fazem piadinhas como: 'Já viram professor bem sucedido financeiramente? Claro, que não! Se for bem sucedido financeiramente é porque tem algum vínculo com alguém da família que escolheu outra profissão".

Rosa observa que, além do professor não ter um salário digno de acordo com a importância de sua profissão, quando persiste, corre risco de vida no ambiente de trabalho. Em seus artigos, ele vai discorrer sobre esses e outros assuntos, que instiga a todos a repensar a educação no país.

"Sobre esse assunto (risco à integridade física do professor), a sociedade pouco conhece. O fato ocorre apenas nos bastidores da vida do profissional. Vivenciei e ouvi vários depoimentos de professores que passaram por várias situações que colocaram em risco suas vidas. Contarei esse cotidiano em episódios. Muitos vão pensar até se tratar de ficção, mas, infelizmente, são histórias baseadas em fatos reais e que possivelmente estão ainda acontecendo", comenta a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário