Professores
de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que trabalham com o ProJovem
Urbano
participam nesta terça e quarta feira (26 e 27.03) de formação continuada sobre
Juventude e Comunicação. A atividade ministrada por especialistas de Fundação
Darcy Ribeiro está ocorrendo no Centro de Formação e Atualização dos
Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá e reúne representantes de 11
municípios pólos.
O tema da
atividade trata-se do quarto eixo do programa. Os três primeiros eixos são:
Juventude e Cultura; Cidades; e Trabalho e os dois últimos são: Juventude e
Tecnologia; e Cidadania. A formação foi idealizada pelo Ministério da Educação
(MEC) é ofertada em todo país.
A
representante da Fundação, professora Carmem Rangel, informou que os
participantes do encontro repassarão os conhecimentos obtidos aos educadores
que ofertam as aulas do ProJovem nos municípios. “Cuiabá é a sede dos encontros
formativos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos próximos seis meses
voltaremos para trabalhar os dois últimos eixos”, disse.
O
programa oferta formação básica e profissional a jovens de 18 a 29 anos que
ainda não concluíram o ensino fundamental. Durante 18 meses eles cursam
disciplinas nas áreas de Ciências Humanas, da Natureza, Linguagens (Língua
Portuguesa e Inglesa), Matemática e Qualificação Profissional.
A
coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de
Educação (Seduc), Maria Luzenira Bráz esclarece que as disciplinas ofertadas no
Projovem estão inseridas nos cinco eixos temáticos. “Por isso a importância
desses encontros, para que os formadores trabalhem com os professores, a oferta
de aulas diferenciadas. Isso porque mais do que a conclusão do ensino básico e
oferta profissional, o Projovem trabalha a formação cidadã dos alunos”, disse.
Participam
da atividade formadores de Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda,
Diamantino, Cáceres, Sorriso, Várzea Grande, Alta Floresta, Corumbá, Dourados e
Campo Grande.
VOLNEY
ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário