quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Fundação Darcy Ribeiro realiza formação para professores do Projovem de MT e MS


Professores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que trabalham com o ProJovem
Urbano participam nesta terça e quarta feira (26 e 27.03) de formação continuada sobre Juventude e Comunicação. A atividade ministrada por especialistas de Fundação Darcy Ribeiro está ocorrendo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá e reúne representantes de 11 municípios pólos. 

O tema da atividade trata-se do quarto eixo do programa. Os três primeiros eixos são: Juventude e Cultura; Cidades; e Trabalho e os dois últimos são: Juventude e Tecnologia; e Cidadania. A formação foi idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) é ofertada em todo país.

A representante da Fundação, professora Carmem Rangel, informou que os participantes do encontro repassarão os conhecimentos obtidos aos educadores que ofertam as aulas do ProJovem nos municípios. “Cuiabá é a sede dos encontros formativos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos próximos seis meses voltaremos para trabalhar os dois últimos eixos”, disse.  

O programa oferta formação básica e profissional a jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Durante 18 meses eles cursam disciplinas nas áreas de Ciências Humanas, da Natureza, Linguagens (Língua Portuguesa e Inglesa), Matemática e Qualificação Profissional. 

A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Maria Luzenira Bráz esclarece que as disciplinas ofertadas no Projovem estão inseridas nos cinco eixos temáticos. “Por isso a importância desses encontros, para que os formadores trabalhem com os professores, a oferta de aulas diferenciadas. Isso porque mais do que a conclusão do ensino básico e oferta profissional, o Projovem trabalha a formação cidadã dos alunos”, disse.

Participam da atividade formadores de Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Diamantino, Cáceres, Sorriso, Várzea Grande, Alta Floresta, Corumbá, Dourados e Campo Grande.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário