quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Pacto pela Alfabetização recebe reforço com programa estadual


Mais de 200 profissionais da Educação lotaram nesta segunda-feira (17.03), pela
manhã, o auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para acompanhar o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização/Alfabeletrar na Idade Certa. Entre os presentes estavam os 83 educadores que serão formados para atuarem na multiplicação das técnicas, que auxiliarão os professores mato-grossenses na melhoria do processo de alfabetização. 

O Pacto lançado pelo governo federal em novembro do ano passado se somará em Mato Grosso, à Jornada Alfabeletrar criada pela Seduc em 2011, que visa fazer com que todas as crianças saibam ler, escrever e realizar as operações básicas de Matemática, até os oito anos de idade. “O Brasil conseguiu universalizar o acesso ao ensino fundamental em 1997, agora chegou à vez de garantirmos a alfabetização de todas as crianças brasileiras e mato-grossenses na idade certa”, afirmou o secretário, Ságuas Moraes. 

Em Mato Grosso, o programa contará com 13 formadores que efetuarão a formação de 328 educadores das redes municipal e estadual. Esses educadores, denominados orientadores de estudos farão a formação nos anos de 2013 e 2014 de cerca de 5.200 professores do ensino fundamental, que trabalham com alunos do 1º Ciclo de Formação Humana (06 a 08 anos). O trabalho formativo será coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria coma Seduc e Secretarias Municipais.

Ao longo desta semana, os 83 orientadores selecionados na rede estadual participarão de estudos sobre os objetivos do Pacto, e as ações que eles deverão implementar para atingir a meta de alfabetizar na idade certa os cerca de 155 mil alunos, dessa faixa etária no Estado. Segundo o coordenador de Ensino Fundamental da Seduc, Daltron Ricaldes, haverá várias formações ao longo do ano e “essa primeira será específica sobre técnicas de leitura e letramento”.

Os grupos de estudos vão se reunir até a próxima sexta-feira (22.03), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, sob a orientação da professora de Pedagogia da UFMT, Cancionila Kátia Cardoso, que coordena o Pacto no Estado. Ela citou que a formação com os orientadores das redes municipais já ocorreu e que na próxima atividade, todos os 328 orientadores estudarão juntos.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário