A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande se prepara para o início
do Programa Saúde na Escola, uma ação do Governo Federal, realizada em
parceria com a secretaria municipal de Saúde. O trabalho será realizado entre
os dias 25 de março a 4 de abril. Os estudantes das 28 escolas participantes
farão avaliação antropométrica - estudo das proporções e medidas das diversas
partes do corpo.
Os alunos serão medidos, pesados, além de serem submetidos a exame de
vista, tudo realizado por enfermeiros da secretaria municipal de Saúde. A
partir daí será feito acompanhamento do calendário vacinal, avaliação
clínica, oftalmológica, auditiva, nutricional e saúde bucal. Os trabalhos
serão acompanhados por um professor de educação física. Nessa primeira etapa,
consta também palestras nas unidades educacionais.
Os enfermeiros trarão equipamentos clínicos como: aparelho de aferição
da pressão arterial balanças de pesagens e fita métrica, para facilitar os
trabalhos nas visitas às escolas, em todas as etapas.
Segundo o secretário municipal de Educação, Jonas S. da Silva, o
programa é de suma importância, uma vez que os alunos terão acompanhamento de
profissionais da área de saúde, durante todo o ano. “Muitas vezes, a
dificuldade na aprendizagem está em algum problema de saúde. Com o programa,
é possível acompanhar o desenvolvimento por completo de nossos alunos”,
destaca.
Parceria - Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, juntamente com o
Ministério da Educação (MEC), o projeto visa atenção às crianças,
adolescentes e jovens, das escolas públicas para o cuidado e a prevenção de
doenças.
A proposta do Programa Saúde na Escola é de reduzir a vulnerabilidade
dos jovens às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência,
uso de álcool entre outras drogas.
Os trabalhos também abrangerão a prevenção de doenças, por meio de
orientações aos hábitos alimentares, atividades físicas e prevenção da
violência.
|
quarta-feira, 27 de março de 2013
MT - Saúde nas Escolas começa dia 25 de março em VG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário