quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Saúde nas Escolas começa dia 25 de março em VG




A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande se prepara para o início do Programa Saúde na Escola, uma ação do Governo Federal, realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde. O trabalho será realizado entre os dias 25 de março a 4 de abril. Os estudantes das 28 escolas participantes farão avaliação antropométrica - estudo das proporções e medidas das diversas partes do corpo. 

Os alunos serão medidos, pesados, além de serem submetidos a exame de vista, tudo realizado por enfermeiros da secretaria municipal de Saúde. A partir daí será feito acompanhamento do calendário vacinal, avaliação clínica, oftalmológica, auditiva, nutricional e saúde bucal. Os trabalhos serão acompanhados por um professor de educação física. Nessa primeira etapa, consta também palestras nas unidades educacionais.
Os enfermeiros trarão equipamentos clínicos como: aparelho de aferição da pressão arterial balanças de pesagens e fita métrica, para facilitar os trabalhos nas visitas às escolas, em todas as etapas. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Jonas S. da Silva, o programa é de suma importância, uma vez que os alunos terão acompanhamento de profissionais da área de saúde, durante todo o ano. “Muitas vezes, a dificuldade na aprendizagem está em algum problema de saúde. Com o programa, é possível acompanhar o desenvolvimento por completo de nossos alunos”, destaca. 

Parceria - Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), o projeto visa atenção às crianças, adolescentes e jovens, das escolas públicas para o cuidado e a prevenção de doenças. 

A proposta do Programa Saúde na Escola é de reduzir a vulnerabilidade dos jovens às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, uso de álcool entre outras drogas.
Os trabalhos também abrangerão a prevenção de doenças, por meio de orientações aos hábitos alimentares, atividades físicas e prevenção da violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário