quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Formadores participam de encontro discutir planejamento pedagógico indígena

Cinqüenta e dois professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) participaram do encontro de planejamento para ministrarem oficinas, sobre Orientações Curriculares e construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das Escolas Estaduais Indígenas. O evento ocorreu na segunda e terça-feira (25 e 26.07) no Cefapro de Cuiabá e foi coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

De acordo com o formador do Cefapro de Juína, Antonio Marcos de Castro o encontro destacou o fato dos projetos das Escolas Indígenas serem construídos por toda a comunidade. “Nas unidades urbanas os PPPs são feitos apenas pela comunidade escolar. Contudo aprendemos que nas unidades indígenas integrantes da etnia que não fazem parte da Escola, como caciques, Pajé, entre outros também precisam ser ouvidos”, disse.

O técnico da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, responsável pelo encontro, Maxwell Sampaio, explicou que essa e outras especificidades da educação indígena precisam ser percebidas pelos educadores dos Centros. “A maior parte desses profissionais ainda não teve contato com a formação indígena”, disse. 

Sampaio citou que na construção dos PPPs, as Escolas precisam contemplar os eixos da educação para índios contidos nas Orientações Curriculares da Seduc, que incluem cultura de cada etnia, territorialidade, entre outros temas.   

As oficinas serão realizadas até o mês de maio em São Félix do Araguaia, Juara, Barra do Garças, Rondonópolis, Matupá, Canarana e Tangará da Serra. Elas deverão reunir diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e professores das 68 Escolas Indígenas do Estado.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

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