Cinqüenta
e dois professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da
Educação (Cefapros) participaram do encontro de planejamento para ministrarem
oficinas, sobre Orientações Curriculares e construção dos Projetos Políticos
Pedagógicos (PPPs) das Escolas Estaduais Indígenas. O evento ocorreu na segunda
e terça-feira (25 e 26.07) no Cefapro de Cuiabá e foi coordenado pela
Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
De acordo
com o formador do Cefapro de Juína, Antonio Marcos de Castro o encontro
destacou o fato dos projetos das Escolas Indígenas serem construídos por toda a
comunidade. “Nas unidades urbanas os PPPs são feitos apenas pela comunidade
escolar. Contudo aprendemos que nas unidades indígenas integrantes da etnia que
não fazem parte da Escola, como caciques, Pajé, entre outros também precisam
ser ouvidos”, disse.
O técnico
da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, responsável pelo encontro,
Maxwell Sampaio, explicou que essa e outras especificidades da educação
indígena precisam ser percebidas pelos educadores dos Centros. “A maior parte
desses profissionais ainda não teve contato com a formação indígena”, disse.
Sampaio citou que na construção dos PPPs, as Escolas precisam contemplar os eixos da educação para índios contidos nas Orientações Curriculares da Seduc, que incluem cultura de cada etnia, territorialidade, entre outros temas.
As
oficinas serão realizadas até o mês de maio em São Félix do Araguaia, Juara,
Barra do Garças, Rondonópolis, Matupá, Canarana e Tangará da Serra. Elas
deverão reunir diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e professores das
68 Escolas Indígenas do Estado.
VOLNEY
ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário