quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Secretário apresenta conquistas e desafios para qualidade da educação


Um panorama propositivo sobre a Educação Estadual, apontando conquistas e desafios, abriu o segundo dia de Encontro de Assessores Pedagógicos de Mato Grosso, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, nesta quarta-feira (20.03). Os trabalhos iniciados ontem, com cerca de 130 assessores pedagógicos, prosseguem até amanhã (21), com debates sobre as políticas educacionais na rede pública.
A mesa de abertura composta de representantes de instituições e órgãos  estadual e municipal da educação fortaleceu o alinhamento das políticas educacionais propostas e a vivência aplicada na base. No discurso de abertura, o secretário Ságuas Moraes destacou a importância da busca pela qualidade da educação.  

“Devemos focar na perseguição  da qualidade de ensino, sem  negar os avanços conquistados. Quando isso não é feito se promove  um desrespeito com os profissionais e as políticas desenvolvidas ao longo dos anos”.
Durante a fala, Ságuas destacou o esforço dos educadores comprovados  na conquista dos Índices Nacionais da Educação Básica (Ideb), que ajudaram os estudantes a  conquistarem o 4º lugar do 5º ao 9º ano, e 8º lugar do 1º ao  4 º ano. Apesar da conquista aponta o desafio  do Ensino Médio,  que ainda registra índices insatisfatórios no Estado e nacionalmente. “Mas os índices sempre serão insatisfatórios, até mesmo quando chegarmos ao 1º lugar, sempre teremos desafios”, disse.

Ságuas Moraes apontou a mudança de panorama a partir da  implantação da Educação em período integral. Segundo ele, o recurso da educação deverá ser ampliado com a aprovação no Congresso  do  Plano Nacional de Educação (PNE). “Ele garantirá o aporte financeiro para dar um ‘pluss’ no financiamento da educação nos Estados e municípios. “As conquistas estão acontecendo, mas os desafios ainda são grandes”. Conforme ele, os financiamentos existentes (Fundeb) são recentes,  “há apenas cinco anos conseguimos recursos para estudantes de EJA, Ensino Médio e na educação infantil”. 

Compareceram ao encontro:  o presidente do Sintep, Henrique Lopes; o representante da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa  Deputado Estadual Alexandre César, na figura da assessora Silbene Santana Oliveira; o vereador Allan Benitz, representante da comissão de educação e desportos da Câmara Municipal. E ainda, os secretários adjuntos da Seduc, Edilson Sphentoff e Ema Marta, bem como a superintendente de Gestão Escolar, Janaina Monteiro.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário