quarta-feira, 27 de março de 2013

Marketing pessoal


Autor: Laura Santos
Marketing é um processo social, sendo o conjunto de estratégias através do qual as pessoas usam a criatividade, para lançamento, divulgação e venda de produtos ou serviços, para o mercado consumidor.

Já marketing pessoal é uma ferramenta para agregar pessoas, ou seja, a utilização de todas as ações para se promover, para se fazer conhecer, seja dentro da sociedade ou no campo profissional.

Segundo o ditado popular: “A primeira impressão é a que fica’”, importante esclarecer que sempre a primeira impressão, e o primeiro momento é a melhor forma de mostrar um diferencial e causar boa impressão. Como exemplo típico no mercado de trabalho há pessoas que vão para entrevista e veste a melhor roupa apropriada para laborar, ou seja, fazem de tudo para causar boa impressão. Assim, também quando marcamos o primeiro encontro, a preocupação do visual, seja roupa, sapato, maquiagem, o que falar, como se comportar para causar uma boa impressão. E isso, nada mais é do que um marketing pessoal. Preocupação com o que as pessoas vão achar e pensar ao nosso respeito. Aqui um erro inoportuno, pode colocar tudo a perder.

O marketing pessoal além de necessidade, destaque, diferencial, não é mais um luxo e sim conseguir vender a imagem, seja pessoal ou profissional, agregando valores e condutas, com marcas positivas.
Não tem natureza nata, ou seja, não nasce com a gente e sim é adquirido, aperfeiçoado com o tempo e com a força de vontade de cada um, de se tornar um diferencial. Lembre-se: de iguais o mercado está cheio e precisa dos que fazem a diferença.

As habilidades e características do marketing pessoal ocorrem com o tempo até se tornar uma marca reconhecida e respeitada. No caso, temos exemplo, de marcas super reconhecidas, vamos recordar de algumas: quando compramos amido de milho pedimos “maizena”, ao invés de refrigerante pedimos “coca-cola”, esponja de aço pedimos “bombril”, uma lâmina de barbear pedimos “gillete”, achocolatado pedimos “toddy ou nescau”, fotocópia utilizamos “xerox”, hastes flexíveis utilizamos “cotonete”, cola de cianocrilato de “super Bond”, Luís Inácio da Silva que agregou “LULA” como parte do nome, Mara da Graça Meneghel que também inseriu “XUXA” e são reconhecidos pelo nome criado, divulgado. Verifica-se que uma marca precisa de estratégias, aprendizado, esforço e que nada surge do nada, sempre com um porque e com uma finalidade. Atingir o fim almejado é o ápice de tudo. Insta esclarecer que uma marca, tendo atingido seu grau máximo, não pode ficar estagnada, caso contrário ficará no esquecimento, por isso da importância da evidência no mercado constantemente. Aqui também cabe o ditado: “quem não é visto não é lembrado”.

Como características primordiais do marketing pessoal, poderíamos ficar escrevendo páginas e páginas, porém algumas merecem maior destaque, vejamos:
- Da visão: onde se encontra o que se faz, para onde quer chegar e fazer a mudança acontecer, conseguir visualizar futuro diferente e melhor;
- liderança: conseguir influenciar pessoas, fixar o marketing pessoal na cabeça das pessoas formadoras de opinião;
- otimismo: ser sempre otimista, enxergar sempre o lado bom das coisas;
- paciência: saber esperar momento certo, fazer acontecer nas etapas estabelecidas, não atropelar;
- integridade: utilizar ferramentas de forma não prejudicar ninguém, não sendo ambicioso;
- empatia: saber elogiar, reconhecer o mérito das coisas, utilizar a inteligência emocional, tendo capacidade de compreender o outro, e experimentar reações emocionais por meio de opiniões alheias;
- maturidade: saber contornar os problemas, os conflitos de modo inteligente, com excelência;
- trabalho e espírito de equipe: oferecer ajuda, não ser individualista;
- confiança: resultado do conhecimento de informação a alguém, formando um conceito positivo;
- personalizar o tratamento: tratar as pessoas bem, de preferência pelo nome, e com cumprimentos singelos, como bom dia, boa tarde, boa noite, obrigada, por favor, com licença, entre outros;
- networking: necessário se faz os contatos sociais e profissionais, e quanto mais contatos, maiores chances de fidelizar o marketing pessoal.

Enfim, inúmeras são as formas de conquistar um marketing pessoal eficaz. Deve-se articular pensamentos, atitudes, apresentação, comunicação, ética, auto-motivar, sempre em prol de um resultado efetivo. Fazer a diferença em tudo e principalmente nos detalhes, proporcionando bem-estar e permitindo mudanças do velho para o novo, ou seja, uma quebra de paradigma, para se tornar um diferente privilegiado em todos os sentidos.

Que possamos começar uma excelente semana com infinitas oportunidades e podermos promover um marketing pessoal ou profissional e ficarmos sempre em evidência, em destaque...


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