quarta-feira, 27 de março de 2013

MT - Ceja Almira apresenta economia solidária durante feira de trocas



Cerca de 1,5 mil estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Almira Amorim, instalado em Cuiabá,  participam de uma ação pedagógica inovadora, com a proposta de promover o debate, a reflexão e o  estímulo  à prática de um jeito diferente de produção  e acesso a bens e serviços, a Economia Solidária.

“Um trabalho como esse gera repercussão imediata, é amplo e possibilita a atuação de todas as áreas do conhecimento”, pontua o coordenador pedagógico Edivaldo Maciel.  Ele ainda cita que o Ceja -  que atende a cerca de 100 estudantes com algum tipo de deficiência -  sempre busca novas referências para o desenvolvimento do trabalho, fomentando o processo de ensino aprendizagem.

Após conhecerem os conceitos de Economia Solidária  em sala de aula, os alunos foram convidados a participar de uma ação prática, batizada como  ‘Dia de Troca’. A primeira experiência foi realizada na quarta-feira, dia 20. 

 “Nosso público é composto por adultos e procuramos uma intervenção condizente com o contexto social deles. No ‘Dia da Troca’ é possível acessar bens, serviços,  e também partilhar uma música, um poema... Essa proposta contempla ainda o diálogo, a reflexão e se  apresenta como uma alternativa ao sistema capitalista”, pontua o coordenador da área de Humanas, Salvador Flávio Pereira.

O despertar para a ação pedagógica teve o  acompanhamento da professora da Gerência Ambiental da Seduc-MT, Rosângela Goés. “A ideia foi discutida,  amadurecida, pensamos em ações práticas e todos os professores ficaram animados com o projeto”, cita Salvador.

Ele finaliza que a ação será executada ao longo do ano letivo de 2013 e deverá ser ampliada para comunidade.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário