segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Educação /MT Silval não fala sobre saída de Ságuas e diz que greves são normais


Janaiara Soares

Especial para o 24 Horas News

Presente a inauguração da nova ala do Hospital do Câncer, em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira, o governador Silval Barbosa não quis falar nada sobre a possibilidade de promover uma mudança na Secretaria de Educação do Estado, tirando o titular Ságuas Moraes, envolvido no escândalo do salmão.
 
Em um rápido contato com os jornalistas antes da inauguração da nova ala do hospital, Silval falou sobre o momento de paralisações em vários setores da administração pública e agora na Educação, com a greve dos professores.
 
“Um processo natural, a categoria buscando melhorar cada vez mais, e o estado vai até onde é possível, nós concedemos dentro de uma negociação até 2015 tudo o que eles pediram no primeiro momento. Chegamos aumentar quase 11% ao ano para os servidores desde quando assumimos. Só que agora eles querem ganhar o dobro, mas o Estado não tem como chegar nesse valor esse momento.”
 
Com relação as reclamações quase diária dos deputados sobre o atendimento recebido dos secretários, Silval Barbosa procurou adotar uma posição mais conciliadora, ressaltando que não existe divergências entre o Executivo e o Legislativo e que seu governo procura sempre o diálogo com a classe política. Lembrou ainda que a mudança na liderança do governo na Assembleia Legislativa tem como objetivo estreitar ainda mais o relacionamento entre os dois poderes
 
“Desde quando estou na política, todo o sistema político tem as divergências, tem também a busca por espaço. O ano que vem é um ano eleitoral, mais do que justo os partidos começarem a se organizar. É um processo natural, mas isso não justifica um não atendimento ou atenção dos senhores secretários a todos os parlamentares. Os secretários tem que atender os deputados, tem que atender a sociedade, nem que seja para dizer não, esse é um estado democrático. E é isso que temos feito diariamente”, salientou.
 
Quanto a possibilidade de demissão do secretário de Educação, Ságuas Moraes, envolvido no escândalo dos salmões, o governador Silval Barbosa optou pelo silêncio. Ele não quis comentar as perguntas, apenas abaixando a cabeça de forma negativa e seguiu para a inauguração da ala do HC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário