terça-feira, 13 de agosto de 2013

MT - Deputado bombardeia Ságuas em oitiva e denuncia direcionamento de pagamentos e refeições servidas a mais

Da Redação - Laura Petraglia

Começou há pouco a oitiva do secretário de Estado e Educação, Ságuas Moraes (PT), na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Asssembleia Legislativa. O vice-presidente da Comissão, deputado Airton Português, bombardeou o secretário.

Segundo Português, num fim de semana de treinamento pedagógico, enquanto as notas de hospedagens dão conta que 2.229 professores haviam se hospedado em determinado hotel, as notas apontavam que 3.540 refeições haviam sido fornecidas, totalizando 1.225 a mais. Airton questionou como é feito o controle e auditagem desses serviços.

Outra denúncia feita pelo deputado foi a respeito de direcionamento em pagamentos à empreiteiras, já que segundo ele, o responsável pelos pagamentos da Seduc é irmão do proprietário de uma das empreiteiras que presta grandes serviços à secretaria.

Outros questionamentos do parlamentar foi porque o secretário cancelou de fato o pregão; qual foi o critério da escolha dos pratos sofistificados como filé de badejo, salada de mariscos; e se em algum momento foi feito algum tipo de estudo da comparação da merenda escolar, orçada em R$ 0,30 centavos, para os R$ 28 gastos no Buffett.

O secretário Ságuas Moares admitiu que cancelou o pregão pela polêmica gerada em torno do assunto. Segundo ele, a Secretaria de Administração dentro de 15 realiza um pregão para todas as secretarias de a Seduc deve aderir.

"As pessoas de forma pejorativa diziam que nós contratamos um buffet. O que fizemos foi um pregão, uma ata de registro de preço para alimentação de da formação continuada da área pedagógica. Todos os preços dentro da planilha do Ministério da Educação", disse.

Com relação ao secretário executivo da Seduc, irmão de dono de construtora, Saguas disse que não vê problema algum, já que a empresa está devidamente constituída. "Não há direciomaneto em pagamento. Se algumas empresas as vezes não conseguem receber, é porque tem problemas com certidões", argumentou.

Ságuas pediu ainda que o parlamentar encaminhe a documentação com relação à hospedagem para que responda posteriomente. Sobre a comparação com do preço do buffet com o da merenda escolar, o secretário disse que não há como fazer comparações, devido a quantidade da refeições compradas.

Primeira atualização às 10h39. Mais informações em instantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário