Autora do projeto, desenvolvido desde 2004, a professora da Língua
Portuguesa, Márcia Timidati Raimundo, explica que a iniciativa é uma maneira de
provocar a leitura de forma diferenciada. Para ela é necessário alterar a
dinâmica do processo de ensino aprendizagem, estimulando os alunos.
Todo o processo de elaboração das pautas, assim como a coleta de material para a confecção do jornal anual, tem início em agosto. Em média, a montagem do jornal consome cerca de três meses. “A edição normalmente é apresentada no mês de outubro. Temos espaço para entrevistas, texto de editorial, reportagens locais e nacionais, além das colunas”. Quando pronto, o jornal é tradicionalmente apresentado a toda comunidade escolar e exposto no mural da escola, figurando como um instrumento de valorização da comunidade escolar.
Mais do que alunos participativos, a atividade pedagógica tem colaborado com o rendimento em outras disciplinas, considerando há quantidade de informações necessárias para redação dos textos . “Todo o trabalho consome muita informação e temos muita necessidade de pesquisas em áreas distintas”.
A integração entre alunos de turmas distintas é fator positivo. “São divididos em pequenos grupos para confecção e apresentação do trabalho”. Toda a logística é de responsabilidade dos grupos, o que também fortalece o espírito de coletividade, o senso de responsabilidade e a cidadania, já que os temas tratados debatem sobre o cenário local e também nacional.
A forma diferente de produzir leitura também se destaca durante as reuniões realizadas na Sala do Educador, com a captação de sugestões para o projeto.
Outras Ações
Outra proposta vigente na Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini trata-se da confecção de um livro com ilustrações. O trabalho é realizada com os estudantes do 2º e do 3º Ciclo de Formação Humana. As intervenções pedagógicas também abarcam o teatro e a música por meio de um show de talentos que amplia auto estima da garotada.
Saiba mais em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2916
PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
Todo o processo de elaboração das pautas, assim como a coleta de material para a confecção do jornal anual, tem início em agosto. Em média, a montagem do jornal consome cerca de três meses. “A edição normalmente é apresentada no mês de outubro. Temos espaço para entrevistas, texto de editorial, reportagens locais e nacionais, além das colunas”. Quando pronto, o jornal é tradicionalmente apresentado a toda comunidade escolar e exposto no mural da escola, figurando como um instrumento de valorização da comunidade escolar.
Mais do que alunos participativos, a atividade pedagógica tem colaborado com o rendimento em outras disciplinas, considerando há quantidade de informações necessárias para redação dos textos . “Todo o trabalho consome muita informação e temos muita necessidade de pesquisas em áreas distintas”.
A integração entre alunos de turmas distintas é fator positivo. “São divididos em pequenos grupos para confecção e apresentação do trabalho”. Toda a logística é de responsabilidade dos grupos, o que também fortalece o espírito de coletividade, o senso de responsabilidade e a cidadania, já que os temas tratados debatem sobre o cenário local e também nacional.
A forma diferente de produzir leitura também se destaca durante as reuniões realizadas na Sala do Educador, com a captação de sugestões para o projeto.
Outras Ações
Outra proposta vigente na Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini trata-se da confecção de um livro com ilustrações. O trabalho é realizada com os estudantes do 2º e do 3º Ciclo de Formação Humana. As intervenções pedagógicas também abarcam o teatro e a música por meio de um show de talentos que amplia auto estima da garotada.
Saiba mais em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2916
PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário