quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Notícia do MEC


MEC está insatisfeito com número de alunos no Fies

Folha



Insatisfeito com o número de interessados no Fies (programa de financiamento estudantil), o Ministério da Educação convocou uma reunião nesta terça-feira com donos de instituições de ensino superior e propôs que sejam chamados alunos que não foram selecionados para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Embora o número de alunos que se inscreveram o Fies tenha praticamente dobrado no ano passado, chegando a 74 mil, ficou aquém dos pelo menos 220 mil que o governo tinha capacidade de financiar.

Uma das sugestões do ministro para aumentar as inscrições no Fies foi incentivar as universidades a chamarem os alunos que não foram selecionados para o ProUni, programa que oferece bolsas a estudantes carentes. A intenção, no entanto, esbarra na necessidade de fiador, figura exigida pela maior parte das instituições participantes do Fies.

Para tentar combater o problema, o MEC quer aumentar a adesão das universidades ao FGEduc, fundo do governo e instituições de ensino que elimina a necessidade de fiador para o programa de financiamento. Atualmente, apenas 140 das 863 instituições do Fies fazem parte do fundo.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, outro diagnóstico feito pelo governo é que nem as universidades nem os estudantes estão suficientemente informados sobre as facilidades introduzidas no Fies nos últimos anos, como juros menores e isenção de pagamento para professores e médicos que forem trabalhar no serviço público.

Desde o meio do ano passado, alunos de medicina e de cursos de formação de professores podem abater 1% da sua dívida a cada mês trabalhado em um hospital ou escola pública após a graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário