quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Notícia - Escola/MT



Ano letivo começa comprometido em quase todas as escolas


Redação 24 Horas News



O início do ano letivo está comprometido em quase todas as escolas da rede pública estadual. É o que garante a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Cuiabá, Helena Maria Bortollo. Segundo ela, tudo por conta da demora da Secretaria Estadual de Educação em autorizar as Assessorias Pedagógicas a atribuírem as aulas manualmente, decorridos mais de 30 dias em que foi detectado o problema no sistema de informática.

Isso quer dizer o seguinte: não bastasse os problemas de infra-estrutura nas escolas, totalmente delapidadas, os trabalhadores remanescentes efetivos, removidos e os poucos concursados que foram convocados só puderam assumir suas aulas neste final de semana. Na segunda-feira, dia 14, data da abertura do ano levito, as escolas iniciaram a atribuição de aulas para os professores interinos, que totalizam em torno de 70% do quadro das escolas.

“Portanto, as escolas não iniciaram de fato o ano letivo. A lentidão do Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIG educa) que tem causado atrasos na atribuição dos professores efetivos e posse dos concursados desde 2010 tem prejudicado o interesse de milhares de estudantes mato-grossenses” – disse Helena.

Ela observou ainda que a convocação dos aprovados no concurso tem sido a conta gotas e dezenas de escolas iniciam suas atividades com a promessa de reformas. A assessoria jurídica do Sintep Subsede de Cuiabá está acionando o Ministério Público para garantir o direito dos aprovados e classificados no concurso público a assumirem suas vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário