quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Notícia sobre Eja



Fórum de EJA pesquisa sobre o desenvolvimento da modalidade

Os resultados da pesquisa realizada por meio da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos devem ser conhecidos ainda no primeiro trimestre de 2011. A informação é do coordenador dos trabalhos em Mato Grosso, Sávio Brito Costa.

No ano de 2009, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) instituiu uma Comissão, composta por sete membros, sendo um representante da Seduc e seis do Fórum Permanente de Debates de EJA (FPDEJA) para o desenvolvimento da pesquisa. A  Agenda -  um trabalho pioneiro em Mato Grosso -  irá subsidiar a implementação de políticas públicas e investimentos no setor. Objetiva ainda, a construção de um pacto social para EJA, que conte com a participação de todos os segmentos da sociedade.   

O gerente curricular da EJA e coordenador da Comissão, Sávio Brito Costa, explica que cada município forneceu informações detalhadas sobre a modalidade de ensino. Esse diagnóstico possibilitará o conhecimento da realidade de cada um dos municípios do Estado. “Pautados nessas informações, iremos pontuar em quê, e de que forma, vamos melhorar”. 

Brito cita ainda que a compilação e sistematização dessas informações irá possibilitar a elaboração de um Plano Estratégico para a Educação de Jovens e Adultos (com ações programadas para o período de 2011 a 2014). “Por meio dessa análise iremos buscar financiamentos junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, tanto para formação continuada dos profissionais como para a aquisição de materiais”.

“Acredito que a lisura do diagnóstico vai possibilitar ao Estado a implementação de políticas públicas para modalidade de EJA, de acordo com a realidade apontada”, conclui.

PATRÍCIA NEVESAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário