terça-feira, 5 de abril de 2011

Editorial

Múltiplas linguagens e criatividade

Segundo Freire, corpo e mente devem ter assento na escola, de modo concomitante, de tal sorte que os dois, agindo em perfeita harmonia, garantam ao indivíduo a possibilidade de emancipar-se. Desta sorte, cabe à escola, independentemente do nível ou modalidade de ensino que ofereça, promover situações de aprendizagem que exijam, da parte do educando, o uso tanto do corpo quanto da mente, com adequado entrosamento.

Nesta edição, destacamos os artigos Corpo e criatividade e Corpo humano, pela abordagem teórico-prática que apresentam, tendo o corpo humano como ferramenta pedagógica. O primeiro destaca a presença/ausência da corporeidade e da criatividade no cotidiano da escola infantil e alerta para a necessidade de o currículo escolar levar em conta as múltiplas linguagens, que permitem ao aluno entrelaçar vivências e saberes, explorando simultaneamente corpo e mente. O segundo texto aponta para a possibilidade de a criança, a partir da exploração visual do corpo humano, realizar diferentes leituras e produzir textos, com o auxílio de diferentes suportes, pois o aluno viaja pelo corpo humano, produzindo conhecimentos.


Ainda, no âmbito das múltiplas linguagens, temos o artigo Pequenos artistas: pintar para trazer luz e cor à vida, em que a arte é usada como uma linguagem de expressão e comunicação com o mundo. É uma proposta de trabalho em que os alunos podem manifestar suas emoções e interesses, o que os ajuda a enxergarem o mundo com olhar diferente, novo e poético.

No artigo Ensino Religioso, o autor explora a criatividade para que os alunos construam o espaço sagrado e possam realizar diferentes leituras a partir dos espaços construídos.

A criatividade também permeou a execução do projeto Leitura de graça... É quarta na praça. Através dele, os alunos aprenderam a ler com significação, com expressividade, a ler em voz alta, a ler para outras pessoas. Os alunos criaram condições favoráveis para o exercício da leitura compreensiva e interpretativa.

As demais matérias, Aprendendo a ler, Surdo-cegueira, Frações ordinárias, Educação Ambiental e É assim que tudo se transforma e faz sentido, completam a edição 105, trazendo contribuições para melhoria do processo de ensino e qualificação de aprendizagem.

Os Editores
Revista do Professor
Nº 105 – Janeiro a Março de 2011

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